‘Não me Perturbe’ bloqueia 3 milhões de ligações de crédito consignado


A plataforma “Não Perturbe”, que possibilita ao usuário bloquear algum número de telemarketing indesejado, registrou 2.933.115 solicitações de bloqueios de ligações feitas por instituições financeiras nos últimos dois anos. Os dados são da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) e foram divulgados pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

O levantamento, feito de janeiro de 2020 – quando o sistema passou a funcionar no país – até 26 de abril desde ano é referente a ligações indesejadas para a oferta de crédito consignado. Ainda segundo o levantamento, 896 sanções foram aplicadas, nesse período, a empresas pelo sistema.

Das quase 3 milhões de solicitações de bloqueio, a região Sudeste concentra a maioria das reclamações dos clientes, com 53,36% dos registros, seguida pela região Sul, com 18,12%, Nordeste (14,48%), Centro-Oeste (10,39%) e Norte (3,44%).

O estado de São Paulo foi o que registrou maior número de solicitações de bloqueios, com 864.246, pedidos. Minas Gerais vem na sequência, com 334.266 e Rio de Janeiro aparece como terceiro estado com mais pedidos, com 313.422 registros.

Brasil lidera ranking de reclamações

Os brasileiros são os que mais receberam as ligações telefônicas “spam” no mundo — aquelas chamadas que frequentemente vêm de números desconhecidos e oferecem produtos ou serviços não solicitados, segundo o relatório global do aplicativo Truecaller, que identifica e bloqueia este tipo de ligação.

Em 2021 (considerando o período de 1º de janeiro a 31 de outubro), o Brasil registrou uma média de 32,9 chamadas spam por usuário ao mês. Os outros países do ranking têm números bem menores, inclusive o Peru, segundo colocado, que teve 18 ligações spam por usuário ao mês.

O Brasil está no topo desse ranking há quatro anos (desde 2018).

“Não Perturbe”

O site “Não me Perturbe” possibilita ao usuário a chance de bloquear algum número de telemarketing indesejado. Ele é gratuito e não precisa instalar qualquer aplicativo no celular ou computador. Não conhece a plataforma? Tilt ensina como fazer para bloquear algum número de chamada.

1 – Dando ‘block’ no número

Acesse o site do Não me Perturbe (https://www.naomeperturbe.com.br/)

– Na página inicial, utilize o formulário ou clique em cadastrar, ou login (caso seja usuário)

– Realize o Login ou se Cadastre. Após o preenchimento do formulário, será necessário realizar a validação do e-mail ou telefone de cadastro;

– Na tela de bloqueio, coloque o seu número de telefone, marque as empresas as quais não deseja receber chamadas de telemarketing e clique em Cadastrar telefone. Por fim, clique em validar bloqueio para o número ser impedido de ligar para você.

2 – Bloqueie números específicos no celular

O próprio celular dispõe jeitos para bloquear os números indesejados. Ao receber uma ligação de um mesmo número com frequência, selecione-o e vá nas configurações da chamada (funciona para Android e iPhone).

Procure agora a opção “Bloquear este chamador” ou “Bloquear/desbloquear número”. Uma vez selecionado, o celular vai impedir que esse contato continue ligando para você.

3 – Bloqueie números desconhecidos em geral

A função, também presente no Android e iPhone, bloqueia todo contato que não está em sua agenda, sem diferenciar se é ou não de telemarketing. Caso queira ativá-la, siga os seguintes passos:

No iPhone

Entre em “Ajustes”;
Encontre a opção “Telefone”;
Vá ao item “Silenciar Desconhecidos” e ative a opção

No Android

Vá em “Ligações”;
Depois, na opção Ligações, procure por “Configurações”;
Aparecerá a função “Números bloqueados”. Ao clicar nela, surgirá uma tela com a opção de adicionar números recentes do seu histórico de chamadas ou manualmente.

É bom lembrar que também existem aplicativos que fazem esse serviço de bloqueio. A vantagem é que alguns conseguem identificar quem liga, mesmo que o contato não esteja salvo na agenda.

*Com informações de Abinoan Santiago, de Tilt, em São Paulo e BBC News Brasil.



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