Telescópio James Webb completa alinhamento


O telescópio espacial James Webb, localizado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, completou sua fase de alinhamento de seus instrumentos científicos, agora operacionais para explorar os confins do Universo, anunciou a NASA.

Os quatro poderosos instrumentos, três imageadores e um espectrógrafo, alinharam-se com sucesso com o espelho principal (6,5 metros de diâmetro), cuja implantação terminou no início de janeiro, duas semanas após a decolagem do telescópio James Webb (JWST) da Guiana Francesa.

Cada um atingiu sua “temperatura operacional” e agora está pronto para trabalhar, detalhou na quinta-feira a NASA em um comunicado.

Enquanto aguardam as primeiras imagens de observações científicas, os instrumentos confirmaram que são capazes de “capturar imagens nítidas e bem direcionadas”.

Como as imagens de estrelas e gás da Grande Nuvem de Magalhães, uma pequena galáxia anã satélite da Via Láctea, tiradas pelo instrumento Mirim. “Esta primeira imagem foi magnífica porque vimos a qualidade das imagens que procurávamos”, comentou no Twitter o responsável científico do Mirim no CEA, Pierre-Olivier Lagage.

“Tudo está indo bem e agora tenho certeza que haverá ciência ‘transformacional’. Tenho plena certeza de que com o JWST avançaremos a ciência a passos largos”, acrescentou o astrofísico, emocionado.

“Estas imagens de teste demonstram o que as pessoas de vários países e continentes podem alcançar quando há uma visão científica ousada para explorar o universo”, comentou Lee Feinberg, responsável de elementos do telescópio óptico Webb no Goddard Space Flight Center da NASA.

A um custo de 10 bilhões de dólares, James Webb é aguardado pelos astrônomos de todo o mundo e deve permitir observar em particular as primeiras galáxias, formadas apenas cerca de 200 milhões de anos após o Big Bang.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar