Por Joseph White e Ben Klayman
DETROIT (Reuters) – Startups de veículos elétricos que prometeram revolucionar a indústria automotiva usando uma abordagem pesada de software e tecnologia agora lutam para cortar custos devido à desaceleração da indústria que atormentou as montadoras por muitos anos.
Para continuar participando de um negócio cada vez mais competitivo, startups como Rivian e Arrival precisarão apertar os cintos e, em alguns casos, se reinventar, disseram autoridades do setor e analistas.
Em muitos casos, as empresas estão fazendo parcerias com companhias maiores e ricas para ajudar na sua sobrevivência e fornecer acesso a fundos.
“Como toda empresa que está gastando dinheiro, você precisa fazer os ajustes certos para poder chegar ao outro lado do deserto”, disse Evangelos Simoudis, investidor de capital de risco e consultor do setor.
Mesmo com a queda geral das vendas de veículos novos durante a pandemia, a demanda por veículos elétricos seguiu forte. As vendas de veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in quase dobraram no ano passado, para 6,6 milhões, segundo a Agência Internacional de Energia.
Na véspera, a startup britânica Arrival disse que planeja cortar gastos, reorganizar seus negócios e talvez demitir 30% de sua força de trabalho em resposta ao ambiente econômico adverso.
A Arrival, que tenta lançar a produção de vans de entrega elétricas, está seguindo o exemplo das estrelas do setor Tesla e Rivian, que cortaram empregos porque os emaranhados da cadeia de suprimentos atrapalharam a produção, mantendo a receita abaixo das expectativas e elevando os custos.
O presidente-executivo da Stellantis, Carlos Tavares, disse que o aumento da inflação está cortando o acesso fácil ao “dinheiro grátis”.
“Isso significa que algumas startups terão um pouco mais de dificuldade para se desenvolverem sozinhas”, disse ele durante evento para startups com quem a montadora trabalha.
A Lordstown, startup de Ohio que chegou a ter um valor de mercado maior do que a Ford, se reestruturou, vendendo ativos e fazendo parceria com a fabricante de contrato taiwanesa Foxconn.
Os cortes de pessoal e custos na indústria de veículos elétricos refletem desafios comuns a todas as montadoras, e alguns que são exclusivos de pequenas empresas em um setor de capital intensivo, onde até mesmo as economias de escala globais às vezes não são suficientes para garantir a lucratividade.
“Este é um negócio incrivelmente difícil”, disse Barry Engle, ex-executivo do setor automotivo que iniciou uma empresa de aquisição de propósito especial que se fundiu com a startup de táxi aéreo Lilium.
“Com o sucesso de Tesla, é fácil esquecer que foi uma história que levou 20 anos para ser feita e ao longo do caminho houve muitos pontos em que eles encararam a morte de frente.”
As montadoras de Detroit também correm o risco de aumentar os custos e problemas persistentes na cadeia de suprimentos.
Na General Motors, os executivos analisam um painel de indicadores de mercado “todos os dias, todas as semanas, todos os meses”, disse o diretor financeiro Paul Jacobson a investidores na conferência do Deutsche Bank em junho.
Até agora, as montadoras estabelecidas conseguiram aumentar os preços de suas populares caminhonetes de combustão e SUVs para manter o fluxo de caixa.