Hoje, quase 40% da população mundial pode ser considerada “gamer”. Em meados de 2020, cerca de 3,1 bilhões de pessoas consumiram games, segundo a empresa DFC Intelligence, que é focada em pesquisa de mercado. Mas será que todos conseguiram se dedicar da forma ideal aos seus jogos preferidos?
Assim como é necessário dedicação e estratégia para subir de nível ou passar para outra fase dentro do jogo, um bom jogador precisa definir metas para melhorar a performance, aproveitar melhor o tempo e ter equilíbrio para mesclar com outras tarefas do cotidiano.
Para ajudar nisso, separamos algumas dicas para você jogar mais e melhor:
1 – Crie uma lista de games para jogar
Dar prioridade a um jogo específico ou mais recente não significa ter que deixar os outros de lado. Organize-se e monte uma lista com alguns títulos que você deseja conhecer em ordem de prioridade. E vá avançando aos poucos.
Na dúvida ou na falta de tempo (me encaixo em ambos os casos), comece pelo mais curto ou simples. Ao finalizar, terá consciência de qual será o próximo e de como avançar.
2 – Organize o seu tempo
Saber se programar é essencial, especialmente para quem gosta de jogar online, quando ser interrompido ou precisar sair no meio da partida por algum motivo é quase o fim do mundo.
Tenha uma lista com suas tarefas do dia e encaixe os jogos no horário que seja melhor para você.
O game pode entrar como recompensa pelo que for cumprido ou em pequenas pausas ao longo do dia.
3 – Keep calm e foco no treino
Para quem é fã dos jogos competitivos, como FIFA, Valorant, League of Legends e tantos outros, ou está em busca de novos desafios, treinar para aprimorar as habilidades nunca é demais. Atrele isso ao fato de poder formar equipes com amigos e ter vitórias ou até derrotas juntos, fazendo com que a experiência seja positiva também para os laços de amizade.
Quando se é iniciante nos esportes eletrônicos, é muito comum ficar pensando no seu nível, nas habilidades e no desejo de vencer. Isso fica nítido nas comunidades competitivas e nas reclamações de alguns usuários.
Porém, é preciso ter em mente que antes de tudo os games foram criados no intuito da diversão e relaxamento, não para se tornar um vício ou motivo de obsessão. Perder também faz parte do processo.
4 – Cuidado com o seu dinheiro
Atualmente, muitos jogos contam com passes de batalhas ou microtransações. Temos vontade de comprar skins, fazer melhorias no time, adquirir novos acessórios. Com isso, é imprescindível ficar de olho nos gastos.
Uma boa alternativa é estipular um orçamento semanal ou mensal e só comprar o que estiver dentro desse planejamento.
Lembre-se: investir demais em itens não necessariamente te tornará um jogador melhor de uma hora para outra.
5 – Saia da caixinha
Sei que todo mundo tem o seu gênero ou franquia favorita, mas pode ser interessante explorar jogos que vão além da sua experiência rotineira. O que pode te levar até mesmo a descobrir um novo game preferido ou te despertar para um tipo até então desconhecido.
* Colaborou Gabriela Bispo, planner e redatora de conteúdo da InfoPreta.