Samsung inicia produção de chips de 3 nanômetros – 30/06/2022


Por Joyce Lee

SEUL (Reuters) – A Samsung Electronics disse nesta quinta-feira que começou a fabricação em massa de chips com tecnologia de 3 nanômetros, a primeira empresa a fazer isso no mundo, na expectativa de alcançar a rival maior no segmento TSMC em produção terceirizada.

Comparada com o método de 5 nanômetros, o recém-desenvolvido processo de 3 nanômetros de primeira geração pode reduzir o consumo de energia do microprocessador em até 45%, melhorar o desempenho em 23% e reduzir a área do chip em 16%, disse a Samsung em comunicado.

A empresa sul-coreana não nomeou clientes para da tecnologia, mas analistas dizem que a própria Samsung e empresas chinesas devem estar entre os clientes iniciais.

A TSMC, de Taiwan, controla cerca de 54% do mercado global de produção por contrato de chips, usados ​​por empresas como Apple e Qualcomm que não possuem suas próprias instalações de produção de semicondutores.

A Samsung, em segundo lugar com uma participação de mercado de 16,3%, de acordo com o provedor de dados TrendForce, anunciou um plano de investimento de 171 trilhões de wons (132 bilhões de dólares) no ano passado para ultrapassar a TSMC como a maior fabricante de chips lógicos do mundo até 2030.

Enquanto a Samsung é a primeira a produzir chips de 3 nanômetros, a TSMC está planejando uma produção em volume de chips de 2 nanômetros em 2025.

A taxa de crescimento anual composta (CAGR) dos investimentos da Samsung entre 2017 e 2023 é estimada em 7,9%, contra os 30,4% estimados da TSMC, de acordo com a Mirae Asset Securities.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar