“Nesta quinta-feira, 14 de julho de 2022, o órgão estatal Roscomos e a Administração Nacional de Aeronática e do Espaço (Nasa, pelas siglas em inglês), assinaram um acordo sobre voos cruzados em veículos de transporte tripulados russos e americanos”, indicou a agência subordinada ao Kremlin, através do Telegram.
A cosmonauta Anna Kikina se juntará à tripulação da nave Crew Dragon para a missão Crew-5, como estava previsto antes da assinatura do acordo. O lugar dela na tripulação da russa Soyuz MS-22 será ocupado pelo astronauta americano Francisco Rubio.
Em 12 de abril deste no, a Rússia havia anunciado que estava próxima de concluir o acordo sobre voos cruzados com os EUA, já que a maioria das instituições de Moscou envolvidas já tinham aprovado o projeto.
“O acordo tem como objetivo garantir que, em caso de uma situação de emergência relacionada com o cancelamento ou atraso significativo no lançamento de uma nave espacial russa ou americana, estejam presentes a bordo da EEI, ao menos, um cosmonauta da Roscosmos ou um astronauta da Nasa”, indicou a agência russa. EFE