Quanta água existe na Terra? – Pergunta de Jean Secco, Água Comprida (MG) – quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.
Haja água nesta esfera que alguns ainda insistem em negar, caro água-compridense.
São 1,38 bilhão de trilhões de litros de água no globo. Esse volume considera toda a água superficial (de oceanos, mares, rios, lagos e gelo) —que ocupa pouco mais de 70% da face da Terra—, a que está abaixo da superfície (em aquíferos e lençóis freáticos) e a que está suspensa na atmosfera em forma de vapor.
Para ilustrar toda essa água junta, imagine uma esfera com quase 1.400 km de diâmetro —mais ou menos a distância entre sua Água Comprida, nas Minas Gerais, e Água Santa (RS), tchê— ou de São Paulo a Água Boa, no meu Mato Grosso. Se parece muito, imagine ainda que essa é também a altura da esfera.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) até produziu uma imagem que ilustra isso. Dá uma olhada:
A maior esfera de água na imagem equivale a essa medida que acabo de descrever.
Como demonstra a imagem, o total de água da Terra equivale a 1,38 bilhão de quilômetros cúbicos (km3). Como cada km3 tem mais ou menos um trilhão de litros, chegamos ao número mágico que abre esta coluna e repito aqui: mais de um bilhão de trilhões de litros d’água (contando superfície, subsolo e atmosfera).
As esferas menores na imagem (dê um zoom se precisar) dizem respeito a toda água doce em estado líquido (com cerca de 270 km de diâmetro e pouco mais de 10 milhões de trilhões de litros) e a água doce em rios e lagos (com 56 km de diâmetro e “apenas” 93 mil trilhões de litros).
Com todo respeito, toma essa, caro água-compridense.
Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou envie pelo WhatsApp.