O TikTok, com cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, é um dos apps mais acessados ultimamente. A avidez pelo sucesso na plataforma que pode transformar alguém em influencer do dia para noite é grande, com a busca por maneiras de ganhar seguidores sempre crescendo – em meio a isso, há a dúvida se existe um melhor horário para postar vídeos.
Saber quais são os melhores horários para fazer postagem na plataforma é fundamental para conseguir aumentar o alcance na rede social. Não tem como negar, porém, que o algoritmo da plataforma funciona de uma maneira diferente dos convencionais. Por isso, se você quer bombar nessa plataforma, é importante ficar atento e saber como funcionam as métricas do TikTok.
Para te ajudar nessa missão de saber um pouco mais do TikTok e, principalmente, para te explicar qual o melhor horário de postar nessa rede social, Tilt conversou com influencers que tem milhões de seguidores na plataforma e com agências que entendem tudo sobre o assunto e traz dicas para você também fazer bonito e alavancar seu perfil nessa rede.
Quais os melhores horários para postar no TikTok?
Segundo especialistas em redes sociais, existem alguns horários em que a audiência no TikTok é mais alta devido ao número de pessoas conectadas. Ou seja, é nesse momento que centenas de pessoas estão à procura de conteúdos interativos para assistir. Por isso, vale apostar neles, mesmo que não seja uma verdade absoluta.
Alex Monteiro, sócio-fundador da Non Stop Produções – agência de gerenciamento de carreira de influenciadores, com clientes como Whindersson Nunes, Gkay, Carioca, Tirullipa e outros -, explica que os horários seguidos pelas principais empresas do mercado para postar vídeos são, de acordo com o dia da semana:
- Segunda-feira: 06:00h / 10:00h / 22:00h
- Terça-feira: 02:00h / 04:00h / 09:00h
- Quarta-feira: 07:00h / 08:00h / 23:00h
- Quinta-feira: 09:00h / 12:00h / 19:00h
- Sexta-feira: 05:00h / 13:00h / 15:00h
- Sábado: 11:00h / 19:00h / 20:00h
- Domingo: 07:00h / 08:00h / 16:00h
De olho nesses horários de grande audiência da plataforma, a influenciadora Julia Puzzuoli Souza já ultrapassou a marca de 12,3 milhões de seguidores no TikTok. A jovem, que está na plataforma há dois anos, relata que busca seguir todos os dias uma rotina de postagens de três vídeos, resultando em cerca de 20 horas semanais de trabalho.
“Quando eu comecei no TikTok eu precisava ser notada então eu fazia, em média, oito postagens por dia. Começava por volta das 11h e terminava por volta das 20h. Hoje em dia eu costumo postar três vídeos por dia, e isso dá um bom engajamento. Então posto um pela manhã, um à tarde e um à noite”, conta a influencer.
Escolhendo conteúdo
No entanto, apenas postar nos horários de maior audiência na plataforma não significa que você terá sucesso. Além da constância em postagens também é importante ficar atendo ao conteúdo – as Trends que estão bombando, mas também buscar por inovação e entender o que o seu público gosta de ver no seu perfil.
Com 27,5 milhões de seguidores, o comediante Tirulipa está entre os brasileiros mais populares no TikTok. Segundo ele, em suas postagens não podem faltar as Trends do momento, mas os vídeos de comédia criados por ele próprio são o diferencial da sua conta e os responsáveis por atrair diversos tipos de públicos.
“Eu entrei no TikTok influenciado pelas minhas filhas que conheciam a plataforma e faziam as danças. Elas começaram a me ensinar e começamos a fazer os vídeos juntos. Elas vêm a trend do momento e já dizem ‘pai, tem que fazer’ e aí começo a fazer as dancinhas com elas, elas são as minhas professoras. Já os conteúdos de humor eu mesmo faço, crio e posto”, explica Tirulipa.
A dançarina profissional Ramana Borba também aproveitou a sua profissão para se tornar influenciadora no TikTok. Ao entrar na plataforma devido ao isolamento social causado pela pandemia da covid-19, ela passou a usar o espaço para divulgar seu trabalho com dança. Hoje ela acumula 5,5 milhões de seguidores.
“Por ser uma plataforma que envolve muito a questão da dança eu logo me identifiquei com ela e comecei a fazer as trends. Hoje meu conteúdo é composto por elas, mas como sou dançarina profissional também invisto em coreografias novas e alguns vídeos faço questão de ser profissionais, com auxílio de videomaker, locações de espaços e um trabalho de edição. A plataforma uma importante ferramenta de visibilidade do meu trabalho”, diz.
Transformando o seu TikTok
Grande parte dos influenciadores possuem por trás uma equipe que os ajudam a analisar o seu perfil no TikTok, entender melhor o seu público, os horários de postagem e assim traçar cronogramas para que eles se destaquem na rede.
Mas você, usuário “comum”, também pode fazer isso, já que a plataforma permite que o usuário descubra o melhor horário de engajamento para postar seus vídeos. A plataforma também exibe os melhores dias para publicação, novamente conforme a utilização do público.
No entanto, essa estatística não está disponível para todos os usuários, para ter acesso a ela é necessário que a pessoa possua uma conta Pro — equivalente a uma conta comercial do Instagram. Vale explicar também que esses relatórios só estão disponíveis para usuários que tenham mais de 100 seguidores. Nada difícil, não é mesmo?
Como mudar seu perfil no TikTok para Pro
Para mudar o seu perfil de um usuário comum em uma conta Pro é bem simples. Basta entrar no TikTok e clicar no ícone de avatar para abrir seu perfil. Em seguida, clique nos três pontinhos para abrir as configurações e vá em “gerenciar conta”.
Assim que essa ação for executada você deve clicar em “Trocar para conta Pro” e preencher as informações que serão solicitadas. Depois escolha entre o tipo de conta que você deseja “Criador ou Corporativo”, se o perfil que você está alterando é pessoal escolha “Criador”, caso você esteja em um perfil de uma empresa escolha a segunda opção, “Corporativo”.
Ao finalizar a configuração, você será redirecionado para a página inicial do seu perfil e receberá uma notificação avisando sobre o upgrade de sua conta.
Com a conta Pro você pode acessar o recurso de análise do seu perfil. Para isso basta apenas ir ao menu de sua conta e clicar em “Análise”. Nessa aba o usuário vai encontrar três ícones:
- Seguidores: informações relevantes sobre seus seguidores e o desempenho do seu conteúdo com eles
- Conteúdo: métricas referentes às suas publicações, como: visualizações, curtidas, tempo de visualizações e comentários feitos por outros usuários.
- Visão geral: visualização geral das informações sobre sua conta.
Para saber qual o melhor horário para você postar conteúdo para os seus seguidores também é simples. Veja o passo a passo:
- Abra o seu TikTok e clique nos três pontinhos para abrir as configurações.
- Em seguida, clique em “pacote corporativo” e selecione a opção “análise”
- Abra a aba “seguidores”
- O TikTok já vai te fornecer nessa página os seus melhores horários para postagem
Dicas para bombar no TikTok
Fazer sucesso no TikTok é o sonho de muitos usuários, e como vimos, entender a plataforma e suas funcionalidades, além de manter constância nas postagens são essenciais para quem buscar trilhar esse caminho. Monteiro ainda compartilha outras dicas:
- conteúdos autênticos e com boa qualidade de imagem e som para manterem o usuário conectado;
- participar das trends do momento.
- produzir conteúdos que se conectem com o seu público;
- postar nos melhores horários,
- usar hashtags,
- utilizar as músicas que estão em alta;
- participar dos desafios.