Quase um mês depois de o 5G começar a funcionar no Brasil, quatro capitais já contam com a tecnologia. Moradores de Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa já têm desde hoje a tecnologia móvel, com velocidade 20 vezes mais rápida que o 4G, disponível em algumas regiões. Brasília foi a primeira a receber, em 6 de julho.
De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as próximas capitais com previsão de ter a tecnologia à disposição são: Curitiba, Goiânia, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Ainda não existe uma data confirmada para o início da operação do sinal nessas próximas capitais.
Outras 18 capitais brasileiras ainda não possuem previsão de liberação do sinal pelas operadoras. Segundo a Anatel, as operadoras têm até 29 de setembro para ativar a conexão nas capitais. A data limite era agosto, mas devido ao atraso de equipamentos, a Anatel decidiu postergar a data.
Apenas a região Norte ainda não possui cidade com o sinal já liberado ou previsto. Em coletiva de imprensa na última quarta, a Anatel explicou que o cronograma das capitais está relacionado à logística de entrega de equipamentos para ativar o serviço em cada uma das cidades pela EAF (Empresa Administradora da Faixa), que é uma entidade formada pela Claro, Tim e Vivo – vencedoras do lote da faixa de 3,5 GHz, usada para levar o sinal às capitais brasileiras.
A EAF é responsável por limpar a faixa 3,5 GHz, que é uma espécie de “estrada” por onde passam os dados móveis. Esse procedimento consiste em retirar todo o sinal das antenas parabólicas, que fica em uma infovia próxima, para deixá-la livre para o sinal de telefonia.
“São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Salvador são capitais em que a EAF está trabalhando, mas ainda não temos nada sobre data”, disse o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, em coletiva de imprensa.
Abaixo veja como está a ativação do sinal em cada uma das capitais
Onde o sinal está ativado
- Brasília
- Belo Horizonte
- João Pessoa
- Porto Alegre
Próximas capitais para liberação do sinal
- Curitiba
- Goiânia
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Salvador
Capitais ainda sem previsão
- Aracaju
- Belém
- Boa Vista
- Campo Grande
- Cuiabá
- Fortaleza
- Florianópolis
- Manaus
- Macapá
- Maceió
- Natal
- Recife
- Rio Branco
- Palmas
- Porto Velho
- São Luís
- Vitória