Projeto nos EUA impede Google e Apple de hospedar aplicativos que aceitam iuane digital – 27/05/2022


Por Alexandra Alper

WASHINGTON (Reuters) – Senadores republicanos querem impedir que lojas de aplicativos dos Estados Unidos, incluindo de Apple e Google, hospedem aplicativos que permitem que pagamentos sejam feitos com a moeda digital da China, em meio a temores de que o sistema de pagamento possa permitir que Pequim espione americanos.

O projeto de lei divulgado na quinta-feira afirma que as empresas que possuem ou controlam lojas de aplicativos “não devem transacionar ou oferecer suporte a nenhum aplicativo em [suas] lojas de aplicativos nos EUA que tenha adesão ou permita transações em e-CNY”.

O Center for a New American Security disse em um relatório de janeiro de 2021 que a moeda digital e o sistema de pagamentos eletrônicos da China “provavelmente seriam um benefício para a vigilância do Partido Comunista Chinês (PCC) na economia e para a interferência do governo no vidas dos cidadãos chineses”, observando que “as transações vão reter dados precisos sobre os usuários e suas atividades financeiras”.

A medida vem após o WeChat, aplicativo de mensagens e pagamentos da Tencent, com mais de 1,2 bilhão de usuários, anunciar que começaria a oferecer suporte à moeda no início deste ano. O Alipay, aplicativo de pagamentos popular de propriedade do Ant Group, de Jack Ma, também aceita a moeda digital. Ambos os aplicativos estão disponíveis nas lojas de aplicativos da Apple e Google.

Apple, Google, Ant e Tencent não responderam aos pedidos de comentários.

A Embaixada da China em Washington chamou o projeto de “outro exemplo dos Estados Unidos intimidando desenfreadamente empresas estrangeiras ao abusar do poder estatal com base na insustentável segurança nacional”.

Embora o impedimento de potenciais ameaças à segurança nacional ligadas à China seja um ponto raro de acordo bipartidário no profundamente dividido Congresso dos EUA, as perspectivas de aprovação do projeto são incertas.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar