Primeiras imagens a cores do telescópio espacial Webb são esperadas para julho – 09/05/2022


Washington, 9 Mai 2022 (AFP) – O telescópio espacial James Webb produzirá “imagens a cores espetaculares” do cosmos a partir de julho, as primeiras observações dedicadas à sua missão científica, informou nesta segunda-feira (9) o astrônomo que supervisiona o projeto.

O sucessor do Hubble passou os últimos cinco meses alinhando seus instrumentos para se preparar para a grande revelação, embora os cientistas se mantenham reservados para onde vão apontar suas câmeras.

“Realmente, gostaríamos que fosse uma surpresa”, disse a jornalistas Klaus Pontoppidan, cientista do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial em Baltimore, acrescentando que o decreto se devia, em parte, a que ainda são debatidos os primeiros objetivos.

A Nasa e seus parceiros, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA), formaram um comitê para criar uma lista classificada de objetos a observar, na qual agora se propõem a trabalhar.

O equipe do Webb já tinha publicado uma série de imagens de campos estelares tomadas com fins de calibração, mas as novas fotografias serão de objetivos astrofísicos, que serão chave para aprofundar a compreensão humana do Universo, disse Pontoppidan.

Estas imagens serão registradas em infravermelho e depois serão coloridas para divulgação pública.

A luz visível e ultravioleta emitida pelos primeiros objetos luminosos foi esticada pela expansão do Universo e chega hoje na forma de infravermelhos, que o Webb está equipado para detectar com uma clareza sem precedentes, dando uma visão inédita das primeiras estrelas e galáxias formadas há 13,5 bilhões de anos.

O Webb, que se calcula que vá custar à Nasa quase 10 bilhões de dólares, está entre as plataformas científicas mais caras já construídas, comparável a seu telescópio antecessor, o Hubble, ou o Grande Colisor de Hádrons, que está no CERN (organização europeia para a pesquisa nuclear).

Sua missão também inclui o estudo de planetas distantes, conhecidos como exoplanetas, para determinar sua origem, evolução e habitabilidade.

ia/abgs/ll/yow/mvv



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar