Por que o alarme do iPhone só dá exatos 9 minutos de soneca?


Todo mundo que usa o alarme do celular certamente já apertou o botão “soneca” para ganhar mais uns minutinhos antes de acordar. Usuários do iPhone talvez não percebam, mas recebem exatos 9 minutos para esse soninho extra. Por que não dez? (Ou até mais…)

Essa suposta limitação, por incrível que pareça, é uma herança dos despertadores mecânicos. Eles também permitiam 9 minutos porque estudos da década de 1950, atestavam que, passado esse período, a pessoa volta a cair em sono profundo.

Diferentemente do Android, o iOS não permite mudar esse limite (aliás, ele sequer é citado em qualquer lugar da interface). Mas a gente te ensina a driblar essa regrinha – e também vamos contar um pouco mais da sua origem.

Herança distante

A função “soneca” surgiu pela primeira vez em 1956, no relógio de mesa Telechron 7H241, da General Electric (GE).

O funcionamento desses aparelhos era mecânico. Então, a novidade exigiu criar uma engrenagem que se encaixasse perfeitamente no mecanismo pré-existente do relógio.

Por conta das circunstâncias mecânicas do modelo, a GE só tinha duas opções de duração: um pouco mais que nove minutos ou um pouco mais que dez minutos.

A decisão por nove minutos foi baseada nos estudos que citamos lá no começo. Mas a preocupação não era necessariamente com a saúde do consumido, e sim com o marketing do produto: ia pegar mal se o despertador permitisse que seus usuários perdessem compromissos, não é mesmo?

Com o tempo, essa duração da soneca acabou se tornando um padrão pouco questionado pela indústria. E ele foi mantido mesmo com a chegada dos relógios digitais, cuja tecnologia já permitia que esse limite fosse customizado.

A Apple acabou sendo “tradicionalista” e mantendo esse “hábito” de sono que, em teoria, já estava consolidado entre os consumidores.

Como ganhar um tempinho extra

Ainda que não seja possível ajustar o tempo de soneca no iPhone e no iPad, há uma forma de driblar a barreira dos nove minutos.

Na hora de programar um alarme no app de relógio nativo desses aparelhos, basta desativar a opção “Adiável”, como mostra a imagem abaixo.

Opção "Adiável" - Reprodução - Reprodução

Opção “Adiável” no alarme do iOS

Imagem: Reprodução

Depois disso, basta criar outros alarmes em sequência, com o intervalo de minutos desejado.

Alarmes - Reprodução - Reprodução

Sequência de alarmes pré-programada no iOS

Imagem: Reprodução

Dessa forma, você terá uma sequência de alarmes pré-programada, e poderá desativá-los um a um, como se usasse a função soneca. Só não vai perder a hora, hein!?



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar