A Netflix deu mais detalhes sobre o lançamento de seu plano de assinatura mais barato e com propagandas. Durante a divulgação dos resultados financeiros do segundo trimestre de 2022, a empresa confirmou ontem (20) que a novidade deve chegar no início de 2023 para os consumidores.
O presidente-executivo da Netflix, Ted Sarandos, afirmou que o pacote não deve ter todo o catálogo disponível da plataforma de vídeos. Contudo, segundo ele, isso não será um obstáculo para o negócio. A empresa não detalhou quais serão eles.
“A grande maioria do que as pessoas assistem na Netflix pode ser incluída na camada suportada por anúncios. Há algumas coisas que não [poderão ser incluídas], e estamos conversando com os estúdios”, afirmou. “Vamos liberar algum conteúdo adicional [?] certamente não todo, mas não pense que é um obstáculo”.
De acordo com reportagem do The Wall Street Journal, os estúdios Warner Bros., Universal e Sony Pictures são algumas das principais empresas com os quais a Netflix está tentando alterar os acordos de programação.
Os estúdios são responsáveis por alguns sucessos da plataforma, como as séries “You” (Você, em português) e “Russian Doll” (Boneca Russa), que pertencem à Universal, e “Cobra Kai”, série produzida pela Sony.
Os conteúdos originais da Netflix — ou seja, os produzidos pela própria empresa — são os mais consumidos na plataforma, segundo o site da revista Variety.
Como os anúncios vão aparecer?
A Netflix não revelou detalhes sobre como essas propagandas vão aparecer para os consumidores. Ao que tudo indica, isso ainda está sendo desenvolvido.
Os pacotes atuais — Básico, Padrão e Premium — continuam sem anúncios. O que a empresa vai fazer é lançar um novo plano.
Recentemente, a companhia anunciou acordo de negócios com a Microsoft, que funcionará como parceira de vendas das publicidades.
O novo plano será lançado em quais países?
Ainda não existe nada publicamente definido. Em carta enviada aos acionistas, a empresa afirmou que provavelmente começará a liberar o novo plano com anúncios “em alguns mercados onde os gastos com publicidade são significativos.”
No comunicado, a plataforma destaca que a oferta inicial deve mudar ao longo do tempo, já que pretende ouvir os consumidores. “Nosso negócio de publicidade em alguns anos provavelmente será bem diferente do que parece no primeiro dia.”
Quanto vai custar?
A Netflix não confirma qual será o preço do plano suportado por anúncios. Sites estrangeiros afirmam que os valores podem variar entre US$ 5 e US$ 10 mensais.
No Brasil, o plano mais barato da empresa é o “básico”, que atualmente custa R$ 25,90. Essa opção traz todos os títulos do catálogo e a permissão para logar em apenas uma tela.
Queda de assinantes foi menor do que a esperada
Atualmente, o serviço de vídeo conta com 220,67 milhões de assinantes ao redor do mundo. No segundo trimestre deste ano, a Netflix registrou uma queda de 970 mil usuários.
Apesar de o número ser alto, ele ficou abaixo do esperado pela empresa para o período. A Netflix estimava recuo de 2 milhões de assinaturas.
A empresa também divulgou um faturamento de US$ 7,97 bilhões (R$ 43,07 bilhões, na cotação atual) entre abril e junho. O lucro líquido foi de US$ 1,44 bilhão (R$ 7,78 bilhões), abaixo dos US$ 1,597 bilhão dos três primeiros meses de 2022.
O resultado consolida uma sequência de queda de assinantes. Em abril, a Netflix anunciou que perdeu 200 mil usuários durante o primeiro trimestre do ano – havia sido a primeira queda de assinantes na década.