A Apple realiza a partir desta segunda-feira (6) sua conferência anual para desenvolvedores, a WWDC 2022 (Worldwide Developer Conference). Depois de dois anos 100% virtual por causa da covid-19, o evento será híbrido (presencial e online), a partir das 14h (horário de Brasília).
Como de costume, a empresa não detalhou o que irá apresentar hoje. Mas é certo que novidades do iOS 16 (sistema operacional do iPhone) devem pintar ao longo dos dias. É esperado também o anúncio de novos recursos para os sistemas do iPad, Apple Watch e computadores Mac.
Confira a seguir, cinco atualizações que a Apple deve levar ao público, segundo rumores:
1. Modo de Foco aprimorado
No iOS 15, a Apple introduziu o recurso Focus Mode (Modo de Foco), com o objetivo de ajudar as pessoas em momentos de concentração, minimizando distrações e automatizando a rotina. O recurso deverá passar por melhorias, como a inclusão de uma lista de permissões de certas notificações para o foco dedicado.
Além disso, a Apple também deve apresentar ferramentas que permitem acompanhar a própria saúde. Isso porque a empresa parece focada em trazer um sistema aprimorado de monitoramento do corpo.
2. Notificações diferenciadas (e mais emojis)
O aspecto visual deve se manter como nos últimos lançamentos; a interface deve preservar o layout atual e melhorar ainda mais a integração com os widgets. Porém, há especulações de que o sistema de notificação terá melhorias significativas (ainda não detalhadas).
A empresa já fez algumas alterações recentes, como a introdução de Resumos de Notificação. Também é provável que sejam lançados novos emojis. Na versão 15.4, a Apple adicionou 42 novas opções ao catálogo e agora esse número deve subir ainda mais.
3. Apple Watch maior
A Apple vem aumentando o tamanho da tela do seu relógio inteligente nos últimos anos e pode ser que ela arrisque a modificá-lo mais uma vez.
Espera-se que a nova versão do sistema operacional, o WatchOS 9, também passe por melhorias, para garantir a coleta de dados dos usuários. O foco principal deve ser a saúde, com um rastreamento mais avançado das condições biológicas e da atividade corporal.
Outro acréscimo pode ser o modo de baixo consumo de energia, o que ajudaria na otimização de alguns aplicativos para economizar bateria —uma das reclamações constantes de donos do Apple Watch é que a bateria não dura.
4. iPadOS 16 com interface multitarefa
Todos os anos, rumores dizem que a Apple trará uma interface multitarefa melhor para o iPadOS, sistema operacional dos iPads.
Um exemplo disso é o uso de dois ou mais aplicativos em simultâneo, algo especialmente útil em um dispositivo como o tablet. Não há muitos detalhes dessa melhoria. No momento, os recursos disponíveis são:
- Split View: apresenta os apps lado a lado. Eles podem ser redimensionados ao arrastar o controle deslizante entre eles.
- Slide Over: um app aparece em uma janela flutuante menor, que você pode arrastar para o lado esquerdo ou direito da tela.
- Janela central: pode ser aberta em alguns apps, permitindo que você se concentre em um item, como um e-mail ou uma nota.
5. Novos MacOS 13, voltados para Macs com o processador M1
Com o macOS 12 Monterey, a Apple já introduziu vários recursos exclusivos para os Macs com o processador da empresa M1.
Com a conclusão da transição dos chips da Intel para seus próprios, é provável que a empresa se concentre ainda mais em melhorias nessa área em sua atualização de software.
Bônus: o que não esperar do evento
Óculos inteligentes
Rumores indicam que a Apple está prestes a anunciar uma nova categoria de produto: óculos de realidade mista. O lançamento pode até rolar em 2022, mas são poucas as chances de esse assunto aparecer no WWDC.
O analista Ming-Chi Kuo, que costuma antecipar novidades da Apple com informações de bastidores da linha de produção, afirma que o produto ainda não está com as fábricas. Mark Gurman, repórter da Bloomberg que também costuma dar furos sobre a marca, também afirma que os óculos não serão assunto no WWDC.
Sindicalização de funcionários
A repórter Joanna Stern, do jornal norte-americano “The Washington Post”, lembrou em uma recente newsletter que todo evento da Apple começa com imagens de funcionários felizes nas lojas da empresa ao redor do mundo. Mas nos EUA, muitos desses funcionários estão enfrentando a pressão da empregadora para conseguir formar sindicatos —e, assim, advogar por mais direitos trabalhistas. Será que o presidente Tim Cook vai tocar no assunto? Pouco provável.
Recursos polêmicos
Lembra quando a Apple anunciou que começaria a analisar todas as fotos de usuários armazenadas no iCloud para procurar imagens de pornografia infantil? O recurso gerou tanta polêmica (críticos viram nisso uma brecha na proteção à privacidade) que a Apple cancelou o lançamento e nunca mais falou no assunto. Dificilmente ouviremos mais sobre isso na WWDC.
*Com texto de Simone Machado, colaboração para Tilt.