A Netflix terá em breve um plano de assinatura que exibirá anúncios publicitários. A informação foi confirmada por Ted Sarandos, copresidente-executivo da empresa, durante o festival de publicidade Cannes Lions, que terminou ontem (24).
Esse novo plano deve ter um preço menor em comparação com os demais e é uma tentativa de atrair novos usuários. As informações são do Hollywood Reporter.
A mudança é uma das estratégias da plataforma de streaming de vídeo para lidar com a perda de 200 mil assinantes durante o primeiro trimestre de 2022. Só nesta semana, a companhia demitiu mais 300 funcionários em diferentes países.
Como será
A Netflix não divulgou informações sobre quando a mudança será feita, mas uma reportagem de maio do jornal New York Times aponta que isso deve acontecer ainda neste ano.
Sarandos explicou nesta semana que as propagandas não serão adicionadas em todo o serviço da Netflix. Elas serão exibidas em um dos planos oferecidos para assinatura. Isso significa que os pacotes mais caros devem permanecer como estão.
“Deixamos um grande segmento de clientes fora da mesa, que são pessoas que dizem: ‘Ei, a Netflix é muito cara para mim e não me importo com anúncios”, afirmou o executivo na quinta-feira (23).
Mesmo com a crise enfrentada pela plataforma, o executivo se mostrou confiante. “Temos bastante escala, lucratividade e fluxo de caixa livre para continuar a expandir esse negócio.”
Fim do compartilhamento de senha
Em março deste ano, a Netflix anunciou outra grande mudança: aplicação de taxas extras para quem compartilhar a assinatura da conta.
A empresa iniciou testes no Chile, Costa Rica e Peru. E essa cobrança ocorre caso as pessoas não morem na mesma residência.
Dependendo do país, a taxa fica entre US$ 2,12 (R$ 11,66 na conversão direta) e US$ 3 (R$ 16,50 na conversão direta).
*Com texto de Bárbara Mannara, em colaboração para Tilt.