Em operação desde julho de 2019, a plataforma “Não Me Perturbe”, que permite ao consumidor se cadastrar para não receber mais mensagens e ligações de telemarketing de certas empresas, cruzou nesta semana a marca de 10 milhões de números cadastrados.
Isto significa que os brasileiros já cadastraram 10 milhões de números para que sejam excluídos das listas de telemarketing. Mas o filtro não vale para todas as empresas: o site, mantido por bancos e operadoras, só bloqueia chamadas feitas por serviços de telecomunicações ou de crédito consignado.
Segundo a Conexis, entidade que representa as principais operadoras de telefonia do Brasil, esses 10 milhões de cadastros representam apenas 3,5% da base de 284,9 milhões de telefones fixos e móveis ativos no país hoje.
A maior parte dos pedidos de bloqueio vem do estado de São Paulo, segundo a Conexis. São 4,8 milhões de números paulistas registrados, o que representa 3,5% da base de telefonia móvel e fixa do estado.
Em segundo lugar vem o Paraná, com 885,6 mil números inseridos no “Não Me Perturbe”. Em seguida vem Minas Gerais, com 871,6 mil. O Distrito Federal é a unidade da federação com mais pedidos de bloqueio proporcionais à quantidade de telefones ativos: 6,8% dos números ativos no DF estão cadastrados na plataforma.
Como se cadastrar
Para cadastrar o seu número na plataforma gratuitamente, siga o passo-a-passo:
- Acesse o site naomeperturbe.com.br;
- Na página inicial, clique em “Fazer login” (caso já seja usuário) ou “Quero me cadastrar” (e preencha o formulário com dados pessoais);
- Na sua página, clique em “Novo bloqueio”;
- Na tela de “Solicitar bloqueio”, insira seu número de telefone e marque as empresas das quais não deseja receber chamadas de telemarketing;
- Clique em “Não sou um robô” e em “Validar bloqueio”;
- Preencha o código de 6 dígitos enviado por SMS;
- Guarde o comprovante de solicitação de bloqueio.
Pronto! Em até 30 dias, empresas de telecomunicações e de crédito consignado associadas ao programa vão parar de te encher.
Outras dicas
Por se limitar a empresas de telecomunicações e finanças, o “Não Me Perturbe” não consegue barrar todo o volume de chamadas indesejadas que os brasileiros costumam receber por dia. Por isso, há outras estratégias que você pode tentar.
1. No próprio celular
É possível bloquear números específicos diretamente no celular, seja Android ou iPhone. Basta selecionar o número que te ligou e ir nas configurações da chamada. Procure uma opção como “Bloquear este chamador” ou “Bloquear/desbloquear número” (menus dependem do modelo do aparelho).
Assim, o próprio celular vai impedir que qualquer ligação deste único contato seja completada. Mas seus ramais e variantes continuarão liberados.
2. Bloquear desconhecidos
Não é a melhor opção (pois não diferencia o que é telemarketing ou não), mas é uma alternativa. Se ativada, todas as chamadas de números que não estão na agenda do celular serão recusadas. Mas cuidado, porque isso pode fazer você perder contatos importantes.
Para ativar a função, siga os seguintes caminhos:
- No iPhone: “Ajustes” > “Telefone” > “Silenciar Desconhecidos”
- No Android: “Ligações” > “Configurações” > “Números bloqueados” > “Desconhecidos”
3. Por aplicativos
Há diversos aplicativos que fazem o serviço de bloqueio de chamadas e/ou identificam quem está ligando, de acordo com bancos de dados colaborativos. A dica é baixar apenas apps das lojas oficiais (Play Store, Apple Store, Galaxy Store), e que sejam bem avaliados. Alguns dos mais recomendados são: Hiya, Whoscall e o Truecaller.
Você também pode usar um desses apps para barrar qualquer ligação que comece com o prefixo 0303, instituído pela Anatel em março como número obrigatório para identificar chamadas de telemarketing. O prefixo ainda não vale para todos os números nem é usado por todas as empresas, mas é mais uma maneira de tentar filtrar chamadas de spam.