O TikTok libera nesta quinta-feira (9) mais um recurso dentro do gerenciamento de uso da plataforma no Brasil. A partir de hoje os usuários poderão criar lembretes para serem avisados quando passarem um período online contínuo, sem interrupções.
O objetivo é fazer com que as pessoas tenham mais consciência sobre o próprio uso do TikTok e consigam assim manter uma relação saudável com a rede social. A novidade foi divulgada com exclusividade a Tilt.
Como funciona
É preciso acessar o campo “perfil “> “configurações de privacidade” > “bem-estar digital”.
Nessa área, aparecerá a função “pausas no tempo de tela”, que deverá ser ativada.
A partir disso, será mostrada uma caixa de diálogo “agendar uma pausa”, em que a pessoa pode definir a quantidade de tempo que desejar ficar online até que um lembrete a avise.
É possível programar avisos de 10, 20, 30 minutos ou personalizar esse período entre um lembrete e outro. Se personalizado, os alertas podem ter intervalo mínimo de 5 minutos.
Uma vez configurado, o TikTok irá “mandar” com jeitinho a pessoa fazer pausa durante o uso da rede social
Dados sobre o tempo de tela
Outra novidade que passa a ser oferecida a partir de hoje pelo TikTok é um painel de tempo de tela. Ele exibirá informações com resumo da média diária de uso do aplicativo, o número de vezes em que foi acessado, detalhando os usos durante a manhã e na parte da noite, segundo a empresa.
Os usuários podem, ainda, optar por ter notificações semanais para revisar o painel de controle — ele também fica dentro da área “bem-estar digital”.
Os adolescentes entre 13 e 17 anos que não ativarem a ferramenta de controle de tempo e estiverem usando o app por mais de 100 minutos em um único dia receberão lembretes semanais da função de gerenciamento de tela na próxima vez em que abrir o aplicativo, até que o recurso seja ativado.
É uma forma de tornar o uso do aplicativo mais consciente.
Limite de tempo x lembretes
Desde 2020, o TikTok vem divulgando recursos de gerenciamento de tempo como estratégia para combater o uso excessivo da rede social.
Na mesma seção de “bem-estar digital”, já é possível programar o limite de uso diário, com opções de bloqueio do aplicativo após uso contínuo entre 40, 60, 90 ou 120 minutos. Nesse caso, o desbloqueio só ocorre mediante a digitação de um código definido previamente.
A diferença entre o novo recurso é que ele não deixa o TikTok inacessível. O que acontece é que aparecerá um lembrete pop-up na tela, alertando que a pessoa está online de forma ininterrupta pelo tempo definido por ela (por exemplo, 10 minutos).
Ao clicar em “ok”, o aplicativo não é bloqueado e a tela volta para o início. O aviso é para fazer usuário se tornar mais consciente e decidir se a pausa é importante naquele momento ou não.
“Você está muito tempo no celular”
Além desses recursos, o TikTok já havia inserido outras formas de avisar seus usuários sobre o tempo que passavam na plataforma.
Um exemplo é que, após um longo período conectado na rede social, vídeo surge com a mensagem “Você está muito tempo no celular, faça uma pausa e coma um lance”, junto com uma receita de um lanche.
A empresa também chegou a fazer parcerias com criadores de conteúdo famosos, geralmente adolescentes, que produziram vídeos curtos estimulando os usuários a dar uma pausa na rede social e viver experiências na vida real, como conhecer a cidade ou ler um livro.
Os vídeos foram inseridos no fluxo de conteúdo da rede e os algoritmos ficam encarregados da distribuição desses materiais.
Algoritmo feito para manter você conectado
Assim como outras redes sociais, o TikTok foi desenvolvido para manter as pessoas engajadas. O problema é que esses formatos de interações mexem com a dopamina (liberada quando você realiza atividades agradáveis ou quando deseja muito alguma coisa). A relação entre o uso e a liberação dela pode fazer algumas pessoas se viciarem.
Um documento obtido pelo New York Times em 2021 deu alguns detalhes de como a plataforma de vídeos curtos consegue manter as pessoas online. Um dos “segredos” é ler a preferência das pessoas e mesclar com conteúdos variados, para evitar o tédio — entenda melhor aqui
É por isso que existe uma pressão do mercado, da academia e dos próprios usuários para que as empresas donas de redes sociais criem formas para combater o problema.
O Brasil é o terceiro país com maior número de usuários ativos do TikTok. São 74,1 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pelo site DataReportal em janeiro deste ano.
Pesquisas publicadas por sites de métricas —como a App Annie, Statisa e SocialPubli— mostram que os mais jovens são os que passam mais tempo na rede social.
Um em cada cinco brasileiros gasta mais de cinco horas por dia consumindo conteúdos de vídeo de contas diversas. E 75% dos usuários ativos dizem dedicar de uma a cinco horas por dia a esta rede social.