Mochila high tech da Nasa impedirá que astronautas se percam na Lua


A Nasa planeja uma missão tripulada para a Lua em meados de 2025. Enquanto a agência faz os preparativos para a volta ao nosso satélite natural após 50 anos, o órgão anunciou o desenvolvimento de uma mochila high tech que ajudará os astronautas a criarem um mapa 3D do terreno lunar, para fazer uma leitura do local e facilitar para que eles não se percam.

Chamado de KNaCK (Kinematic Navigation and Cartography Knapsack), ou mochila cinemática de navegação, o acessório tem um sistema de navegação em tempo real, disparando lasers para medir distância e objetos próximos, além de características da superfície.

Com o dispositivo, os astronautas terão uma espécie de mapa 3D da Lua em alta resolução.

“Como seres humanos, costumamos nos orientar baseados em marcos — um prédio ou árvores. Isso não existe na Lua”, disse Michael Zanetti, cientista planetário da Nasa, em comunicado no site da agência espacial.

“Então, [a mochila] KNaCK vai ajudar os exploradores a caminharem pela superfície lunar para determinar seus movimentos, direções, orientações e distância de sua base de operação. Eles podem, inclusive, marcar locais em específico onde eles acharem minerais únicos ou formações rochosas, de modo que outros possam estudá-los posteriormente”.

De acordo com Zanetti, a mochila faz um mapa topográfico preciso da paisagem, incluindo barrancos, montanhas e cavernas. Como alguns iPhones, a mochila contará com sensores lidar. Eles emitem pulsos de laser para auxiliar na obtenção de informações do local em volta do usuário — carros com direção semiautônoma costumam também ter com este tipo de sensor.

Ter detalhes de distância num local como a Lua é fundamental. Como os astronautas terão estoques limitados de oxigênio, saber o tempo de trajeto é fundamental para o sucesso das missões.

No momento, a mochila é ainda um “trambolho” de 18 kg. A Nasa espera miniaturizá-la até 2025 para torná-la mais portátil para os astronautas. Por enquanto, o próprio Zanetti tem feito testes em montanhas na Terra para fazer análises topográficas.

Num segundo momento, a agência pretende incluir os mesmos sensores da mochila em rovers (jipes). Como GPS (sistema de posicionamento global) não funciona em nosso satélite natural — a localização dos apps e aparelhos que usamos dependem de satélites que ficam na órbita da Terra —, este equipamento pode funcionar quase como um “Waze lunar”.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar