Meteoro brilhante cruza céu de Santiago e registro roda o mundo


Um meteoro cruzou o céu da cidade de Santiago, no Chile, às 5h44, no horário local e foi gravado em vídeo formando um cenário impressionante. O fenômeno foi registrado por câmeras da Ledrium, uma empresa de telecomunicações chilena, e as imagens foram compartilhadas nas redes sociais.

Segundo a imprensa internacional, moradores da capital chilena afirmaram ter escutado o estrondo do meteoro passando pela cidade, algo muito parecido com o som de um trovão. O fenômeno, como mostraram as imagens, durou apenas alguns segundos, antes que o corpo celeste desaparecesse na região da Cordilheira dos Andes.

Em entrevista ao periódico argentino La Nación, o astrônomo Ricardo Demarco López, do Departamento de Astronomia da Universidade de Concepción, no Chile, explicou que “estamos na presença de um fenômeno natural muito bonito, muito chamativo e muito vistoso. É necessário ter muita sorte para estar no lugar adequado, no instante correto para poder testemunhar esse meteoro”.

“Se trata da queda de um bólido, um corpo sólido e rochoso que estava dando voltas no espaço e cuja trajetória se encontrou com nosso planeta, fazendo com que ele fosse atraído pela gravidade da terra”, explicou o acadêmico. “Com a velocidade e com a fricção da atmosfera terrestre, o corpo esquentou e se desintegrou.”

Quanto ao tamanho do meteoro, o astrônomo Sando Villanova, que também é acadêmico do Departamento de Astronomia, afirmou que o bólido — um meteoro muito brilhante — não era muito grande. Por isso, inclusive, o corpo celeste foi classificado como um meteoro.

“A bola de fogo provavelmente tinha o tamanho de uma pedra pequena. Por conta de sua velocidade ao entrar na atmosfera, o meteoro pegou fogo, alcançando temperaturas de milhares de graus e evaporando completamente”, confirmou o estudioso.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar