Justiça do RJ exige mudança na Netflix; multa diária é de R$ 50 mil


A Netflix não passa por bons momentos. Além da queda de assinantes, recente demissão em massa nos EUA e um novo pacote com anúncios, a subsidiária brasileira agora lida com o retorno de um problema do ano passado.

Uma liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro exige que o serviço pare de usar a tecnologia de compressão de vídeos em alta definição chamada DivX. Caso contrário, receberá multa de R$ 50 mil por dia. A ordem judicial já havia sido derrubada pela Netflix em 2022, mas voltou a valer.

A plataforma de streaming estaria se aproveitando da tecnologia sem a devida licença, protegida no Brasil pelo registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual desde 218.

Assim como no ano passado, a Netflix nega o uso do DivX, mas cinco pareceres técnicos apresentados ao TJRJ pela desenvolvedora do software foram entendidos como prova contrária.

Carlos Aboim, advogado da Divx, alega que “ir à Justiça foi o recurso encontrado para proteger novos investimos no desenvolvimento dessa e novas tecnologias”.

A Netflix afirma que terá grandes prejuízos com a decisão do TJRJ mas que isso não deve afetar a qualidade da imagem e do streaming para seus assinantes.

*Com informações de Juristas.com



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar