Todos os televisores lançados pela Samsung em 2022 receberam, nesta semana, o Gaming Hub – uma espécie de página especial dedicada a games. A novidade já chega com uma parceria exclusiva com a Microsoft, Twitch e NVIDIA.
Pela primeira vez na história das televisões, não é preciso ter um console e nem um PC para jogar. Basta um controle de videogame e a TV, que usa o serviço de nuvem do Xbox, chamado Cloud Gaming, para ter acesso a um catálogo de centenas de jogos. Não precisa nem baixar o game: é só escolher o que deseja, esperar alguns poucos segundos enquanto ele carrega na nuvem, e aproveitar.
Performance de consoles de última geração
Ao testar o Gaming Hub via Cloud Gaming na TV QN90B (o mais recente aparelho da Samsung, do qual já falamos aqui no Tilt), eu esperava que os jogos demorassem para carregar, porque, afinal, estamos falando de uma TV e não de um Xbox Series X (o console mais avançado da Microsoft).
Fui surpreendida: a velocidade em que os jogos abrem é a mesma que em qualquer videogame de última geração.
Os gráficos, por sua vez, também são os mesmos de quando usamos um Series X ou S. Joguei Fortnite em 60 fps cravados, o mesmo número de frames por segundo que eu alcanço nos consoles.
Confesso que também esperava algum delay entre meus comandos no controle e o que aparecia na tela. De novo, fui surpreendida. Não percebi nenhuma demora no tempo de resposta. Tanto que consegui fazer um dos melhores tempos numa corrida de Forza Horizon 5, dentre todos os jornalistas no evento da apresentação do Gaming Hub.
Jogando ‘Xbox’ com controle de PS5
Outra ponto que vale ressaltar: é muito fácil conectar um controle com o televisor. Como em qualquer outro aparelho que tenha bluetooth, a partir do momento em que a TV e o controle estão ligados, a televisão já reconhece o acessório e efetua o pareamento.
Como inicialmente a parceria da Samsung é exclusiva com a Microsoft, de cara pensei que só os controles Xbox funcionariam. Mas não, qualquer controle de videogame bluetooth funciona com as TVs. Dá para usar o DualSense, do PlayStation 5, ou o Joy-Con, do Nintendo Switch, sem problemas. Vai da escolha de cada jogador.