Huawei tem queda de 52% no lucro do 1º semestre com recuo de demanda – 12/08/2022


SHENZHEN, China (Reuters) – A Huawei disse nesta sexta-feira que seu lucro líquido do primeiro semestre caiu mais da metade, uma vez que uma economia difícil reduziu a demanda dos clientes, agravando os problemas causados ​​pelas restrições impostas pelos Estados Unidos.

A receita caiu 5,9% ano a ano durante o período, para 301,6 bilhões de iuans (44,73 bilhões de dólares), com um declínio mais acentuado entre janeiro e março.

“Enquanto nosso negócio de dispositivos foi fortemente impactado, a área de infraestrutura de tecnologia da informação manteve um crescimento constante”, disse Ken Hu, presidente rotativo da Huawei, referindo-se à unidade de negócios para empresas.

A margem de lucro da empresa de tecnologia chinesa caiu para 5%, com lucro líquido de 15,08 bilhões de iuans, segundo cálculos da Reuters, abaixo dos 31,39 bilhões no primeiro semestre de 2021.

A receita do negócio de dispositivos da empresa que vende smartphones e laptops caiu mais de um quarto, para 101,3 bilhões de iuans. Os negócios voltados a operadoras de telecomunicações e empresas viram crescimento.

As vendas de smartphones na China no segundo trimestre caíram 14,2% em relação ao ano anterior, enquanto os volumes atingiram o menor nível em uma década, disse a Counterpoint Research no mês passado.

Os Estados Unidos colocaram a Huawei em uma lista restrita de exportação em 2019 que a impede de acessar tecnologia crítica de origem norte-americana, prejudicando sua capacidade de projetar chips e fornecer componentes que usem partes produzidas no exterior.

A proibição atingiu o negócio de telefones celulares outrora dominante da empresa, que está construindo novas linhas de negócios, incluindo componentes para carros inteligentes e sistemas de eficiência energética. Os negócios de serviços de computação em nuvem, ocuparam 18% do crescente mercado da China, segundo a consultoria Canalys.

A Huawei também lançou seu próprio sistema operacional, Harmony, que agora está sendo usado em 300 milhões de dispositivos da empresa.

“Vamos aproveitar as tendências de digitalização e descarbonização para continuar criando valor para nossos clientes e parceiros e garantir o desenvolvimento de qualidade”, disse Hu.

(Por David Kirton)



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