Huawei registra queda de receita no 1° tri e crescimento no negócio de consumo – 28/04/2022


Por David Kirton

SHENZHEN (Reuters) – A chinesa Huawei disse nesta quinta-feira que suas receitas do primeiro trimestre caíram 13,9% em relação ao ano anterior, com novas áreas de negócios ainda se recuperando dos estragos por ter sido colocada em uma lista de sanções dos EUA.

A gigante chinesa de telecomunicações registrou receita de 131 bilhões de iuanes (19,9 bilhões de dólares) no primeiro trimestre, abaixo dos 152,2 bilhões de iuanes do ano anterior.

“Nosso negócio de consumo foi fortemente impactado, e nosso negócio de infraestrutura de TIC (tecnologia da informação e comunicação) experimentou um crescimento constante”, disse Ken Hu, presidente rotativo da Huawei.

Em 2019, os Estados Unidos colocaram a Huawei em uma lista restrita de exportação, impedindo-a de acessar tecnologia de origem americana, prejudicando sua capacidade de projetar chips e fornecer componentes de fornecedores externos.

Um porta-voz da Huawei disse que a empresa tomou medidas para atender à demanda dos consumidores por smartphones.

“Os consumidores podem comprar smartphones Huawei com mais facilidade agora, incluindo os mais recentes modelos mais vendidos”, como as principais séries P50 e Nova, disse o porta-voz, sem dar mais detalhes.

A empresa detinha apenas 6,2% do mercado de celulares da China no primeiro trimestre, disse a Counterpoint Research. No mesmo período, a Honor, unidade que a Huawei vendeu em dezembro de 2020, viu sua participação de mercado subir para 16,9%.

A margem de lucro líquido da Huawei no trimestre também caiu 6,8 pontos percentuais ano a ano, para 4,3%, queda que a empresa atribuiu ao aumento dos gastos com pesquisa e desenvolvimento, bem como à queda na receita.

A Huawei identificou ajudar as empresas a usar a tecnologia 5G, computação em nuvem e melhorar sua eficiência energética como formas de aumentar as receitas, disse Hu na terça-feira.



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