Por Paresh Dave e Yuvraj Malik
OAKLAND, Estados Unidos (Reuters) – O Google, da Alphabet, lançou nesta quarta-feira planos para conectar o mundo real com o universo digital de buscas, mapas e outros serviços por meio de avanços na tecnologia de inteligência artificial.
Durante a conferência anual da empresa voltada para desenvolvedores, Google I/O, a companhia exibiu uma ferramenta que vai permitir aos usuários, por exemplo, fazerem vídeos de prateleiras de vinhos em uma loja e pesquisar no sistema para automaticamente identificar aqueles que foram produzidos em vinícolas específicas.
“Isso é como ter um super ‘Ctrl+F’ para o mundo ao seu redor”, disse Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, referindo-se ao atalho de teclado para buscas em documentos. “Você pode fazer buscas no mundo todo, fazer perguntas de qualquer forma e em qualquer lugar.”
Mais para o final deste ano, o Google Maps vai lançar uma visão imersiva para algumas grandes cidades que une o recurso do Street View com imagens aéreas “para criar um modelo digital rico do mundo”, afirmou a companhia.