Fundo Headline XP capta R$915 mi para investir em startups brasileiras – 09/06/2022


SÃO PAULO (Reuters) – A gestora global de venture capital Headline, integrada à XP Asset, da XP Inc, captou 915 milhões de reais para investir em startups brasileiras em setores como software, ecommerce, educação, saúde, mobilidade, ESG e blockchain.

O montante superou a meta inicial, de 834 milhões de reais, e atraiu cerca de 12.500 cotistas para o fundo de participações Headline XP, que se tornou, segundo a XP, o maior FIP do país em número de investidores.

“Tivemos um resultado excepcional, sobretudo se considerarmos o atual cenário desafiador para captação de recursos de empresas de tecnologia”, afirmou Romero Rodrigues, que comanda a Hedline no Brasil, no comunicado à imprensa.

A Headline é uma plataforma global de investimento presente em sete cidades com 46 gestores, incluindo o fundador do site comparador de preços Buscapé.

Metade do valor captado será usado nos próximos quatro anos, quando o fundo buscará formar um portfólio de cerca de 25 startups, nas quais terão participações minoritárias de até 20%.

A outra metade dos recursos está prevista para ser desembolsada nos quatro anos seguintes e será destinada à participação em aquisições de rodadas subsequentes, para evitar diluição nas boas companhias.

Nos últimos dois anos restantes, o fundo pretende desinvestir e retornar o capital aos cotistas.

De acordo com Romero, a expectativa é analisar entre 1.500 e 2.000 oportunidades por ano para, em média, investir em 8 startups anualmente.

“Quando juros e inflação sobem e os indicadores macro estão mais desfavoráveis, isso gera um cenário perfeito para as startups boas se destacarem e se desenvolverem”, afirmou o executivo da Headline.

(Por Paula Arend Laier)



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar