Fugindo de ‘imposto Apple’, Netflix cria link externo para quem usa iPhone – 25/07/2022


A Netflix decidiu implantar uma nova estratégia para quem usa iPhone e no iPad: oferecer um link externo para que os usuários assinem o serviço de streaming sem precisar passar pela App Store, loja de aplicativos da Apple.

A mudança é uma maneira da empresa escapar do que os críticos chamam de “imposto Apple”. Tradicionalmente, a fabricante recebe uma espécie de comissão de até 30% pelos programas disponibilizados em sua loja de apps.

Segundo informações do site The Verge e do 9to5mac, a estratégia da Netflix parece ser global. Mas não é possível afirmar quando ela começou a ser liberada para os usuários.

Pressão contra o “imposto Apple”

Até 2021, cada assinatura de apps feita por iPhone ou iPad tinha 30% de seu valor destinado à Apple. O valor caía para 15% no caso de assinaturas recorrentes após um ano. Com essas regras, algumas desenvolvedoras de aplicativos começaram a mostrar insatisfação por considerar essas porcentagens altas.

A pressão só foi crescendo e investigações antitruste contra a Apple também. Um dos desdobramentos mais famosos nesse contexto foi a batalha judicial com a Epic Games, desenvolvedora do game “Fortnite”.

No processo, a Epic pedia que o controle da Apple sobre a App Store fosse quebrado, pois a fabricante operava um monopólio no método de pagamento de sua loja de produtos e serviços digitais.

A empresa de jogos online venceu na justiça e a Apple foi obrigada a flexibilizar seu sistema de pagamento — oferecendo a possibilidade de links externos funcionarem para transações financeiras nos apps para iOS (sistema operacional do iPhone).

Como funciona a assinatura fora da Apple

O app do serviço de streaming permite que você crie uma assinatura nova, mas, para isso, oferece um link externo à App Store. Quando se clica nesse link, surge logo um aviso colocado pela Apple que diz: “você está prestes a deixar o aplicativo e ir a um website externo. Você não estará mais transacionando com a Apple”.

Em letras menores, a fabricante do iPhone avisa que, a partir dali, qualquer assinatura ou compra feita deve ser tratada diretamente com a desenvolvedora — no caso, a Netflix — incluindo possíveis problemas com privacidade e segurança. O aviso serve para deixar claro que a Apple não se responsabiliza pelos negócios feitos externamente ao seu ecossistema.

Vale dizer que, antes de ter essa possibilidade de oferecer um link externo, a Netflix não permitia aos donos de iPhones que fizessem a assinatura do seu serviço pelo aplicativo proprietário.

A companhia já tinha um estratégia para contornar o “imposto Apple”. Neste caso, quem quisesse fazer a assinatura, era direcionado para fazer o cadastro diretamente no site da Netflix.



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