Por Bianca Flowers
CHICAGO, Estados Unidos (Reuters) – A taiuanesa Foxconn, maior fabricante terceirizada de produtos eletrônicos do mundo, disse nesta terça-feira que montará tratores elétricos autônomos para a norte-americana Monarch Tractor nos Estados Unidos a partir do início de 2023.
O anúncio ocorre quando os fabricantes de máquinas pesadas, incluindo Deere & Co. e AGCO, estão de olho no mercado de veículos elétricos à medida que a indústria agrícola dos EUA investe em mecanização e novas tecnologias.
“Esta parceria reflete o crescente centro de gravidade da Foxconn para a produção de veículos elétricos autônomos e o potencial que pode surgir de colaborações com visão de futuro”, disse Young Liu, presidente da Hon Hai Technology Group, como a Foxconn é formalmente conhecida, em comunicado.
O negócio com a Monarch Tractor é o primeiro contrato de fabricação que a Foxconn firmou desde a compra de uma linha de montagem da GM no ano passado.
A produção do trator da série MK-V movido a bateria da Monarch está programada para começar no primeiro trimestre de 2023, disse a Foxconn.
A Monarch estreou seu primeiro trator elétrico autônomo no ano passado e, desde então, acertou contrato de licenciamento de vários anos com a fabricante de veículos ítalo-americana CNH Industrial. A CNH tem uma participação minoritária na Monarch Tractor.
(Por Bianca Flowers)