Faleceu, aos 87 anos, o paleontologista francês Yves Coppens – 22/06/2022


Paris, 22 Jun 2022 (AFP) – O paleontologista francês Yves Coppens, responsável pela descoberta de vários fósseis de hominídeos, incluindo a famosa Lucy, faleceu nesta quarta-feira aos 87 anos, anunciou sua editora Odile Jacob.

“Yves Coppens nos deixou esta manhã. Minha tristeza é imensa”, tuitou Odile Jacob, elogiando “um enorme sábio”.

“Eu perco um amigo que confiou a mim toda a sua obra. A França perde um de seus grandes homens”, acrescentou a editora.

O cientista faleceu em decorrência de uma longa doença, informou a editora à AFP.

Paleontólogo de renome mundial, professor emérito do Collège de France e membro da Academia de Ciências, Yves Coppens não parou de narrar a epopeia humana, com um “talento de contista, de ensaísta”, comentou Odile Jacob.

Esse caçador de fósseis se apresentava como um dos “pais” de Lucy, ao lado dos cientistas Maurice Taieb e Donald Johanson: em 1974, na depressão de Afar, na Etiópia, a equipe revelou ao mundo o fóssil de hominídeo mais completo já encontrado, de um australopiteco de 3,2 milhões de anos.

No total, Yves Coppens co-assina seis descobertas de hominídeos.

Filho de um físico nuclear, ele nasceu em 9 de agosto de 1934 em Vannes, no oeste da França.

juc/fmp/gvy/jg/mr



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar