A timeline do Facebook passou por mais uma mudança – talvez a mais significativa dos últimos anos. Numa movimentação que parece remeter ao Facebook “dos bons tempos”, agora o aplicativo terá uma área com mais postagens de seus amigos, em ordem cronológica, e menos de outras fontes, como veículos de notícia.
É possível também que a inspiração para o novo design seja mais atual: o TikTok, principal dor de cabeça da Meta atualmente. Na rede de vídeos verticais, o conteúdo já é exibido a partir de escolhas do próprio dono da conta.
No Facebook, isso vai acontecer na nova aba “Feeds“, que terá subseções, como “Amigos”, “Grupos”, “Páginas” e também uma de “Favoritos”, que o usuário poderá customizar. Portanto, se você acompanha o UOL no Facebook, por exemplo, você só verá as notícias se entrar em “Páginas”.
Posts sugeridos deixam de existir, mas ainda haverá anúncios.
Aba “Home“
A rede social também está inaugurando a aba “Home“, visível quando o aplicativo é aberto. A nova funcionalidade tem um sistema de classificação baseada no machine learning, um tipo de inteligência artificial.
Segundo o CEO da Meta Mark Zuckerberg explicou em sua postagem sobre a reformulação, “Home” será “onde você decobrirá novos conteúdos por meio de recomendações”. Ou seja, é uma versão um pouco mais “misturada” e menos pessoal que o “Feeds“.
Nesta área também será possível criar Reels (os vídeos fixos) e acompanhar o que está sendo publicado na linha do tempo e nos Stories (os vídeos que duram 24 horas). Mas esses conteúdos visuais também ganharam uma aba só para eles, chamada “Watch”.
Vale ressaltar que o Facebook experimentou uma queda de usuários pela primeira vez, no último trimestre de 2021. O rival TikTok está em crescimento: já atingiu 1 bilhão de usuários e, segundo previsão da Insider Inteligence, deve terminar 2022 com uma média de 750 milhões de usuários ativos por mês.
Ainda segundo a postagem de Zuckerberg, esse novo layout será entregue aos usuários aos poucos, então não estranhe se o seu app ainda não mudou.