TAIPÉ (Reuters) – As ações da fabricante de microprocessadores TSMC subiram 3,7% nesta sexta-feira depois que a companhia taiuanesa divulgou resultado trimestral acima do esperado, com analistas manifestando otismo sobre as perspectivas da companhia apesar das preocupações com cenário econômico.
A TSMC, grande fornecedora de chips para importantes marcas de produtos eletrônicos, registrou salto de 76,4 % no lucro do segundo trimestre, para 237 bilhões de dólares de Taiwan, ou 7,92 bilhões de dólares.
A companhia afirmou que está “altamente confiante” sobre suas perspecticas no longo prazo, mas também sinalizou um esfriamento na demanda por parte do setor de consumo, que deve reduzir estoques de microprocessadores nos próximos trimestres até 2023.
O mercado tem manifestado receio sobre a confirmação de um quadro de excesso de estoques de chips por causa da desaceleração na demanda por produtos eletrônicos e aumento da inflação.
Mas os resultados da TSMC devem provavelmente reduzir parte destes receios por ora.
Analistas do JPMorgan afirmaram que o reconhecimento por parte da TSMC sobre a queda na demanda é um “sinal positivo”. “A confirmação da desaceleração nesta temporada de resultados era necessária para termos mais clareza sobre o cenário.”