entenda o que é, como funciona e os riscos


A popularidade do WhatsApp rendeu vários clones do aplicativo, programas modificados a partir a versão original. O WhatsApp GB (ou GB WhatsApp) e o WhatsApp Plus são dois dos mais populares por oferecerem recursos além dos já conhecidos no serviço de mensagens padrão.

Contudo, a empresa do grupo Meta (também dono do Facebook e do Instagram) não autoriza o uso desses tipos de programas, pois eles violam os Termos de Serviço da companhia. Você pode ser banido se utilizá-los.

Isso quer dizer ainda que o WhatsApp original não pode impedir que apps clones roubem dados de seus usuários e/ou permitam a instalação de vírus e brechas de segurança no seu celular. Caso isso aconteça, a empresa é clara: ela não terá nada a ver com isso. Logo, não poderá ser responsabilizada.

“O WhatsApp não é compatível com esses aplicativos porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles”, afirma o WhatsApp em sua página de perguntas e respostas.

Na seção “Central de Ajuda” do site do WhatsApp, inclusive, a empresa cita nominalmente dois apps clones: WhatsApp Plus e GB WhatsApp.

“Se você recebeu o aviso “Temporariamente banido” no WhatsApp, é provável que você esteja usando uma versão não compatível do app, ao invés da versão oficial, ou que exista uma suspeita de que você está coletando dados de usuários de maneira não permitida, prática também conhecida como extração. Caso você não mude para a versão oficial do app após ser temporariamente banido, sua conta pode ser banida permanentemente do WhatsApp”, destaca.

O que os “proibidões” fazem que o WhatsApp não faz?

gbwhatsapp - Reprodução - Reprodução

GBWhatsApp

Imagem: Reprodução

Alguns dos recursos presentes nesses aplicativos modificados são:

  • O WhatsApp GB Pro, por exemplo, promete o envio de áudio e vídeo de no máximo 100 MB.
  • Ocultar o “visto por último”, status online e quando você visualizar uma mensagem
  • Não mostra quando você está digitando ou gravando áudio.
  • Novos pacotes de emojis.
  • Status mais longos com possibilidade de usar até 250 caracteres, além de download direto no celular.
  • Uso de fontes e cores de textos diferentes.
  • Senha para abrir o aplicativo e/ou proteger conversas que o usuário desejar.
  • Grupos com maior número de participantes.
  • Recurso “anti-eliminar mensagem”, que impede que os outros usuários apaguem as mensagens para você.
  • Agenda o envio de mensagens.

Onde estão disponíveis?

Basta uma busca rápida no Google pelas palavras-chave GB WhatsApp, WhatsApp GB Pro YoWhatsApp, OG WhatsApp, WhatsApp Transparent e WhatsApp Plus, e os resultados retornam opções destacando que todos eles já foram atualizados para versões 2022.

É possível notar que elas não são destacadas nas lojas oficiais de aplicativos Google Play (Android) e App Store (iPhone). As ofertas de download são disponibilizadas em diferentes sites.

Isso acontece porque alguns dos programas foram removidos anteriormente das lojas de apps por violarem a propriedade legal do WhatsApp e/ou por falta de segurança.

É preciso liberar permissões para usar

Esses aplicativos para funcionar precisam ter acesso a certas permissões, como sua lista de amigos e suas fotos e vídeos — isso, claro, considerando que eles não envolvem programas espiões.

Outro problema que pode surgir é que nem sempre é possível saber o país de origem deles. Sendo assim, haveria dificuldades de entrar em contato com seus criadores em caso de problemas de acesso, uso indevido de dados, entre outras situações.

Dá para migrar as conversas para o app original?

Segundo a empresa, se você utiliza as versões WhatsApp Plus ou GB WhatsApp, é possível fazer a migração.

Antes, porém, será necessário fazer um backup do histórico de mensagens. “Dependendo do aplicativo não oficial utilizado, pode ser necessário transferir seu histórico manualmente”, acrescenta. E salve os seus chats antes de baixar o app oficial do WhatsApp.

No GB WhatsApp:

  1. Caso tenha sido banido do WhatsApp oficial, espere o banimento temporário acabar. O cronômetro mostrará o tempo de espera necessário.
  2. No GB WhatsApp, toque em Mais opções > Conversas > Backup de conversas.
  3. No seu celular, toque em Configurações > Armazenamento > Arquivos.
  4. Encontre a pasta do GB WhatsApp, pressione e segure para selecioná-la.
  5. No canto superior direito, toque em Mais > Renomear e renomeie a pasta para “WhatsApp”.
  6. Em seguida, baixe o app oficial do WhatsApp.
  7. No WhatsApp, verifique seu número de telefone. Saiba como fazer a verificação neste artigo.
  8. Na tela mostrando o backup encontrado, toque em Restaurar > Próximo.
  9. O WhatsApp carregará as conversas existentes.

*Com matéria de Márcio Padrão e Renata Baptista.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar