Elon Musk afirmou hoje de manhã que o acordo de compra do Twitter está temporariamente suspenso. Segundo o bilionário, ele aguarda mais detalhes a respeito de contas falsas na plataforma.
Na manhã de hoje, Musk compartilhou a informação justamente em seu perfil na rede social. Ele falou que está aguardando mais detalhes que comprovem que menos de 5% dos usuários da plataforma são perfis falsos.
O bilionário compartilhou uma reportagem da agência de notícias Reuters publicada no dia 2 de maio que divulga a estimativa de contas falsas feita pelo próprio Twitter.
“O acordo do Twitter está temporariamente suspenso, à espera de detalhes que sustentem o cálculo de que contas falsas e de spam representam de fato menos de 5% dos usuários”, escreveu.
Twitter deal temporarily on hold pending details supporting calculation that spam/fake accounts do indeed represent less than 5% of usershttps://t.co/Y2t0QMuuyn
— Elon Musk (@elonmusk) May 13, 2022
A declaração de Musk levou as ações do Twitter a despecarem no pré-mercado da Bolsa de Nova York. Os ativos da empresa operam em queda de até 20%.
Musk comprou Twitter por US$ 44 bilhões
Após semanas de negociações, Elon Musk anunciou no dia 25 de abril a compra do Twitter por US$ 44 bilhões — valor acima do de mercado da plataforma. Com a aquisição, a rede social se tornará uma empresa de capital fechado.
Três semanas antes, Musk já havia adquirido 9,2% das ações da empresa, tornando-se o maior acionista individual.
O anúncio da compra veio semanas após Musk ter tuitado sobre planos de criar uma rede sem algoritmos e que valorizasse a liberdade de expressão. Ele já criticou diversas vezes as políticas de moderação de conteúdo em redes sociais, que são usadas para tentar barrar desinformação e discurso de ódio.
Mudanças no Twitter
Musk sinalizou algumas mudanças que pretende fazer no Twitter quando a compra da plataforma for finalizada. Por enquanto, cinco pontos foram abordados publicamente pelo bilionário.
Em primeiro lugar, é esperado o afrouxamento dos mecanismos de moderação de conteúdo, uma vez que ele se diz um “absolutista da liberdade de expressão”.
Elon Musk também promete abrir o algoritmo, dando maior transparência à tecnologia.