É fogo, viu? Como funciona o extintor de incêndio


Os extintores têm dois princípios básicos de funcionamento.

Os de abafamento isolam o material combustível da fonte comburente, que normalmente é o oxigênio do ar. Já os de resfriamento absorvem o calor produzido na combustão. Em alguns modelos, no entanto, esses dois princípios acabam combinados.

Externamente, o extintor é um cilindro de metal, resistente o suficiente para suportar a pressão interna.

Há um segundo cilindro na parte de dentro, preenchido com um gás pressurizado. Esse gás geralmente é nitrogênio, justamente por ele ser inerte e não queimar.

Quando você aperta o gatilho do extintor, ele move uma alavanca que pressiona uma haste pontiaguda até ela furar esse cilindro interno.

Então, o gás pressurizado “vaza” para o cilindro externo, que contém a substância responsável por combater o incêndio. Ele continua se expandindo rapidamente, até pressionar essa substância a sair com força pela mangueira.

Geralmente, os extintores têm conteúdo para serem usados por cerca de 60 segundos. Portanto, são indicados apenas para incêndios de pequeno porte.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar