Renata Alves Frederico notou que, ao colocar seu Kindle para carregar, as páginas começaram a mudar sozinhas. Foi quando notou que o aparelho estava infestado de formigas — e gravou um TikTok que viralizou com mais de 8 milhões de visualizações.
Sim, eram as formigas que estavam passando as páginas. O trabalho para remover os insetos durou a tarde inteira, de acordo com a usuária. Confira no vídeo abaixo:
Outras pessoas começaram a relatar histórias parecidas:
Uma amiga minha está passando por uma situação das mais insólitas: o Kindle dela foi invadido por formigas. Fizeram um ninho no buraquinho do carregador. Mas o pior não é isso… o pior é que as formigas estão COMPRANDO livros. Ela não sabe o que fazer
— Fabiane Guimarães (@realfabiane) July 27, 2022
Mas o que leva formigas a invadirem aparelhos eletrônicos? E o que fazer quando isso acontece?
Quentinho bom
O calor gerado pela energia elétrica dos aparelhos pode atrair os bichinhos.
“Você pode notar esse aquecimento quando usa o celular por muito tempo. As formigas preferem lugares levemente aquecidos para ficar, então equipamentos podem ser é um local bem apropriado”, explica Marcos do Amaral, professor de engenharia elétrica na Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas.
Mas por que elas saíram quando o Kindle foi ligado na tomada? “Quando carregamos um dispositivo, a temperatura sobe um pouco mais que na utilização”, diz Amaral. “Possivelmente, o calor ficou que acima do tolerável.”
No vídeo, Renata chega a usar inseticida comum para matar as remanescentes — uma péssima ideia.
“Produtos químicos podem interagir com o eletrônico e provocar algum tipo de dano. É melhor evitar”, diz ele.
A melhor solução é a prevenção: manter o aparelho em um lugar protegido e controlar o aparecimento de formigas em outros pontos da casa.
Ajuda profissional
Porém, se as formigas já transformaram seu tablet ou celular no seu novo “lar”, Amaral recomenda levá-lo até um técnico profissional, que irá abri-lo do modo correto e fazer a limpeza interna.
E é melhor não esperar muito tempo. “Os componentes eletrônicos são cobertos por resina de proteção, que as formigas podem danificar, expondo-os ao ar e à umidade. Isso pode queimar um aparelho”, explica.
O que diz a Amazon?
No caso do Kindle, a fabricante Amazon “recomenda que os clientes sigam as instruções que constam no guia de usuário para melhor conservar seus dispositivos, entre elas evitar contato com alimentos [que podem atrair os insetos]“, explicou a empresa, via assessoria de imprensa
“Os clientes também não devem usar seus dispositivos perto de pias ou lugares molhados (caso seu modelo não seja à prova d’água) e não devem deixá-los expostos a calor ou frio extremos”, complementa o texto.
Além disso, a empresa destacou que clientes que compraram um produto por engano (como os e-books citados no Twitter) “podem cancelar em até sete dias, seguindo as etapas descritas neste link“.