A noite deste domingo (14) revela dois belos espetáculos astronômicos: a oposição do planeta Saturno e uma conjunção de Júpiter com Lua. Saiba o que são e como observá-los.
Saturno em oposição
Um dos melhores momentos para se observar um planeta, em geral, é durante sua oposição — ou seja, quando ele está do lado oposto do Sol (em relação à Terra, que fica entre os dois corpos). Nesta noite, Saturno estará o mais próximo possível de nosso planeta, com sua face completamente iluminada pelos raios solares.
Por isso, ele aparecerá maior e mais brilhante do que em qualquer outra época do ano, e será visível a olho nu desde o pôr do Sol (por volta das 18h) até o amanhecer, percorrendo o céu de leste a oeste. Ele se parece com uma grande estrela amarelada de brilho fixo — um app de astronomia pode te indicar o local exato.
É também uma ótima oportunidade para observar com telescópios e tirar astrofotografias de Saturno, revelando seu belo sistema de anéis e detalhes da atmosfera.
Conjunção: Júpiter e Lua
A noite de observação de Saturno também pode ser aproveitada para ver outro belo, e mais comum, fenômeno celeste: uma conjunção. O diferencial dela é que será muito próxima e luminosa, entre a Lua ainda bem cheia e Júpiter. O par nasce por volta das 21h30 e fica visível até o nascer do Sol.
O segundo planeta mais brilhante do Sistema Solar aparecerá logo abaixo da Lua, que ainda estará bem cheia. Quanto mais perto do amanhecer, mais próximos estarão os dois corpos, dando um verdadeiro beijo cósmico.
Se observar de madrugada, aproveite também para ver Marte — parece uma estrela avermelhada —, que aparecerá abaixo da Lua por volta de 2h. Nesta hora, Marte, Júpiter e Saturno estarão alinhados ao longo do firmamento, nesta mesma ordem em que estão dispostos no Sistema Solar.
Lembrando que quando falamos em conjunções, nos referimos ao ponto de vista da Terra; os corpos estão separados por milhões de quilômetros no universo.
Um site ou app de astronomia (como Skywalk, Starchart, Sky Saari ou Stellarium) podem te ajudar a encontrar a posição dos corpos celestes e horários exatos de visibilidade em sua cidade.