como ele funciona nos seus apps?


Se você usa as redes sociais, tenho quase certeza que já ouviu alguém na internet falar em algoritmo. Até porque, devido a tecnologia, a palavra está superpresente em nosso dia a dia. Mas, se estiver se perguntando o que são algoritmos e qual a influência deles na sua rotina, acompanhe este texto até o final, que vamos te contar tudo.

O algoritmo se caracteriza por um conjunto de etapas que qualquer software (programa presente em dispositivos como computador, televisão, celular, entre outros) precisa realizar para chegar a um resultado. Uma sequência de instruções, operações ou raciocínios para alcançar um objetivo.

Falando de uma forma mais simples, os algoritmos podem ser comparados a uma receita culinária: precisam dos ingredientes (que seriam os dados de entrada), o passo a passo para realizar a receita (processamento) até atingir um resultado (o prato finalizado).

Assim, todo algoritmo se justifica no que pretende alcançar como solução e para isso precisa ter uma finalidade específica. Ele chega a esse fim através de indicações simples, que podem se tornar complexas conforme a necessidade.

Cada rede social que utilizamos em nosso dia a dia, como YouTube, Instagram e Tik Tok, utilizam os seus próprios algoritmos para categorizar conteúdos e mostrar o que pode ser relevante com base nos gostos de cada indivíduo.

Para isso, os aplicativos se baseiam em como agimos nas plataformas, seja curtindo, comentando, compartilhando ou salvando as publicações. Eles indicam conteúdos de acordo com as nossas preferências para que os usuários se mantenham nas redes por mais tempo.

Para entender melhor como funcionam os algoritmos, veja alguns exemplos de ações que você faz nos apps e como isso impacta essas ferramentas.

Uma curtida vale mais do que mil palavras

Um dos comportamentos mais importantes para os algoritmos são as curtidas. Através delas, o aplicativo entende que você gosta de determinado tipo de conteúdo e o que é relevante para você, entregando frequentemente postagens da mesma conta ou semelhantes.

A sua curtida também pode influenciar o que é visto por terceiros. Alguns algoritmos atuam de forma colaborativa, captando o comportamento de perfis e sugerindo temas semelhantes para perfis similares.

Eu acho isso muito interessante, já que ajuda a ampliar o horizonte de sugestões.

Interações de milhões

Em aplicativos como o Instagram, Facebook, entre outras redes sociais, é possível curtir, comentar, compartilhar e salvar posts dos seus interesses. Essas interações são peças-chaves para grande parte dos algoritmos, pois demonstram o que é relevante para você.

Assim como denunciar um conteúdo ou clicar no botão “Não gostei” no caso do Youtube, mostra para a plataforma o tipo de conteúdo que você não tem interesse em ver novamente, ou que aquela publicação é de teor inapropriado.

Salvar para ver depois

Nos apps que permitem que uma postagem seja salva para ver em outro momento, essa opção vale tanto quanto uma curtida, já que a ferramenta entende que aquilo lhe interessa tanto ao ponto de você querer guardar para visualizar em outro momento ou para rever sempre que precisar.

Assim como acontece com outras práticas comentadas no tópico acima, isso contribui para que a rede sugira outros conteúdos similares em sua página inicial.

Propagandas que te ganham em um clique

Assim como as publicações, as propagandas que são exibidas nas redes sociais também passam pelo filtro do algoritmo, por isso, os conteúdos publicitários que chegam até você estão de acordo com o seu comportamento na ferramenta.

Eu sou uma grande fã dessa parte. Claro que,vez ou outra surgem publicidades que não têm nada a ver com o meu perfil. Mas, quase sempre, descubro um novo produto tech ou marcas de alimentos saudáveis através desses anúncios.

Por isso, quando gostar de alguma propaganda específica, para além de apenas abrir, visite a página, curta algumas fotos, salve o que te interessar para ler depois. Dessa forma, alguns algoritmos terão mais facilidade para classificar a relevância dessas divulgações de acordo com os tipos de interações geradas.

* Colaborou Gabriela Bispo, planner e redatora de conteúdo da InfoPreta.



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