Mais uma fabricante chinesa de celular chega ao mercado brasileiro. A marca da vez é a Oppo, que começará a vender smartphones por aqui nos próximos dias. As informações são do jornal “Valor Econômico”.
Ainda não há detalhes de preço e início da comercialização, mas a empresa informou ao jornal que o primeiro aparelho da marca no mercado nacional será o Reno 7 4G, um smartphone de gama intermediária com câmera de 64 MP, e que foi lançado em março deste ano.
Durante a noite desta sexta-feira (22), a versão brasileira do site da Oppo informava que as vendas do Reno 7 começariam na próxima quarta-feira (27) e mostrava que o telefone A57 também seria vendido. No entanto, na manhã deste sábado (23), a página já não estava mais disponível para acesso.
A chegada ao Brasil vem após a estreia da Oppo na América Latina, com o início de uma operação local no México no fim de junho. A empresa vende oficialmente seus telefones na Colômbia, no Chile e no Peru.
Em 2018 houve rumores da chegada da marca ao mercado brasileiro, mas tratava-se de uma tentativa de um empresário de trazer aparelhos via Paraguai. Não era a presença oficial da empresa por aqui. Mesmo assim em marketplaces é possível achar produtos Oppo comercializados por representantes não-oficiais.
Oppo começou fazendo Blu-ray e MP3 player
A Oppo é uma empresa pertencente ao conglomerado chinês BBK Electronics, que também é dono de marcas como OnePlus, Vivo (não confundir com a operadora de origem espanhola) e Realme (já disponível no Brasil).
A marca Oppo foi lançada em 2004. Apesar de ser conhecida pelos smartphones, a companhia fundada em Guangdong, na China, começou fazendo tocadores de Blu-ray, fones de ouvido tocadores de MP3.
Com o tempo, mudou o foco e passou a fazer celulares, cujo primeiro modelo só foi lançado em 2008 e era chamado A103 Smiley.
Legado de inovações: tela retrátil e carregamento rápido
Atualmente, a Oppo ocupa a 4ª posição no mercado mundial de smartphones, segundo a consultoria de mercado Counterpoint — as líderes são Samsung, Apple e Xiaomi, respectivamente.
A companhia é conhecida por apresentar inovações na fabricação de smartphones — dizem ter registro de mais de 65 mil patentes relacionadas a eletrônicos de consumo. Com alguma frequência, a Oppo mostra protótipos de celulares com recursos ou formatos bem distintos.
No ano passado, por exemplo, a empresa apresentou o Oppo X 2021, um celular cuja tela é expansível — para aumentá-la, basta “desenrolar” a tela. O aparelho também pode ser recarregado pelo ar.
Durante a feira Mobile World Congress, em Barcelona (Espanha), neste ano, a fabricante chinesa apresentou o primeiro carregador de celular de 240W, capaz de ir 0 a 100% em 9 minutos.
Apesar das demonstrações citadas acima, nem sempre os produtos com as novidades são disponibilizados no mercado logo após a apresentação.
Os smartphones da Oppo têm uma personalização do sistema Android chamada ColorOS — que conta com interações por meio de gestos — e permite a criação de emojis personalizados.
Fora isso, os telefones da marca, sobretudo os top de linha, são conhecidos pela qualidade de câmera e carregamento rápido. O Oppo Find X5 Pro, o mais sofisticado até o momento da Oppo, tem um carregador de 80W, que vai de 0 a 50% em 12 minutos.