China enviará espaçonave para colidir com asteroide e mudar sua órbita


A agência espacial chinesa anunciou um novo plano de defesa contra eventuais asteroides que representem um perigo à Terra. A ideia é enviar um veículo para colidir com o corpo, mudando sua órbita.

O anúncio foi feito por Wu Yanhua, diretor geral da Administração Espacial Nacional da China, no último domingo (24), quando foi celebrado o Dia do Espaço na China.

As autoridades chinesas ainda não determinaram qual asteroide será impactado, mas a primeira missão deve acontecer em menos de quatro anos. Ela funcionará como um teste prático da iniciativa, que poderá ser integrada a um novo plano global de defesa planetária.

Segundo o Global Times, veículo de notícias controlado pelo Estado chinês, este novo plano deve incluir também o monitoramento de asteroides próximos à Terra, um novo sistema de alerta, software para simular possíveis impactos e treinamentos para lidar com essa situação.

O tema tem sido uma preocupação constante do governo chinês. O país recebeu uma conferência sobre defesa planetária em outubro e um documento oficial propondo a iniciativa foi publicado em janeiro.

A Nasa, agência espacial dos EUA, deve realizar seu próprio teste para “desviar” asteroides ainda este ano. O projeto DART (Teste de Redirecionamento de Asteróide Binário, em inglês) deve impactar o asteroide Dimorphos em 26 de setembro.

Para isso, a Nasa utilizará o foguete SpaceX Falcon 9, cujo lançamento ocorreu em 23 de novembro. Caso a missão seja bem-sucedida, espera-se que ela gere dados úteis para casos similares no futuro em que houver perigo real para a humanidade.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar