O iPhone vai ganhar uma cara nova a partir da versão iOS 16 de seu sistema operacional. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (6) durante a WWDC 2022, evento para desenvolvedores da Apple.
Uma das grandes novidades é a tela de bloqueio, que vai permitir mais personalização. O sistema vai passar a fazer indicações de estilos (como filtros ou mesmo preto e branco). O próprio sistema fará sugestões de imagens do próprio app Fotos.
Na tela inicial do telefone, será possível também editar mais, como reduzir o tamanho do relógio para inserir widgets, como de calendário.
É curioso que a Apple aqui parece estar se inspirando no Android, que conta com este tipo de funcionalidade há um tempo.
As notificações do iOS 16 serão um pouco mais discretas. Elas ficaram concentradas na parte de baixo da tela, para que não cubram completamente sua tela inicial.
No modo foco, as pessoas poderão, por exemplo, configurar um modo pessoal e do trabalho — com uma tela inicial para cada.
Dessa forma, será possível, por exemplo, que janelas do navegador Safari sobre trabalho fiquem apenas no perfil “profissional”. A empresa considera essa uma forma de as pessoas separarem melhor o lado pessoal e o lado profissional.
O app Mensagens agora ganhou novas funções. Vai dar para editar mensagens já enviadas ou simplesmente cancelar o envio de alguma mensagem, em caso de erro.
Com o novo iOS 16, a Apple promete melhorar a digitação por voz. A empresa promete que agora o sistema contará com pontuação automática e edição de texto com voz — como dizer vírgula ou ponto final. Vai ser interessante checar como isso vai funcionar na prática.
O recurso live text (textos ao vivo) e live camera (câmera ao vivo, em português) estão mais inteligentes. Dessa forma, fica fácil, por exemplo, copiar itens de uma foto ou vídeo com texto. No caso de moeda, será possível converter facilmente com um toque sobre o item.
Casa conectada
Para quem usa itens conectados em casa, a Apple informou que o app Home (Casa) vai suportar Matter, que é um protocolo que conversa com diferentes fornecedores, como Philips, Google e Amazon.
O monitoramento de itens conectados ficará mais interativo. Os cômodos poderão ser separados por imagens deles (para facilitar o acesso), e para quem usa câmeras, haverá um modo de pré-visualização de múltiplos sensores.
Car Play quer ser o ‘sistema’ do seu carro
Com o novo Car Play (plataforma da companhia para veículos), a Apple quer ter maior papel dentro dos carros conectados.
O sistema que fornecer uma experiência unificada dentro do carro, mostrando velocímetro e widgets do seu iPhone no painel de carros compatíveis.
Nas mesmas telas, será possível mudar diferentes temas e estilos, além de direções. Segundo a Apple, fabricantes ainda neste ano anunciarão compatibilidade com seu novo software. Companhias como Jaguar, Land Rover e Ford devem contar com veículos que suportam o novo Car Play,