A Apple deve adiar, em cerca de um mês, a próxima grande atualização do sistema operacional do iPad. De acordo com fontes do setor, este ano acontecerá algo muito raro: iPadOS 16 não será lançado junto com o iOS 16, para iPhone, em setembro.
Nos últimos anos, a gigante de tecnologia lançou as atualizações de softwares sempre juntas, no segundo semestre, logo após o tradicional evento de apresentação das novas linhas de produtos. No de 2022, ainda sem data exata, está previsto o lançamento de quatro modelos de iPhone 14, três de Apple Watch, o AirPods Pro 2, um iPad Pro com chip M2 e os novos MacBooks.
A empresa deve seguir o cronograma, adiando apenas a chegada do iPadOS 16 para outubro.
Bugs
O motivo do atraso é a reformulação dos novos recursos multitarefa dos tablets, principalmente o “Stage Manager” (algo como “gerente de palco”, em uma referência a espetáculos), que permite a operação de até oito apps simultaneamente no aparelho e em um monitor externo, saltando entre eles e redimensionando janelas.
Na fase de testes beta, porém, o recurso recebeu muitas críticas de desenvolvedores e usuários, principalmente em relação a bugs, interface confusa e incompatibilidade com a maioria dos iPads. Agora, a Apple precisa de mais tempo e engenharia para aprimorar a atualização.
Os computadores Mac receberão o mesmo Stage Manager, como parte do novo macOS Ventura — mas, nele, não tem recebido tantas reclamações.
Novidades
O iPadOS 16 inclui outros novos recursos, como um app meteorológico integrado, suporte aprimorado para monitores externos e novos controles para aplicativos de produtividade, semelhantes aos do Mac.
O iOS 16, para iPhones, apresentará uma nova tela de bloqueio, a capacidade de editar ou “desenviar” mensagens no iMessage e um aplicativo Home redesenhado para controlar acessórios.
O watchOS 9, sistema do Apple Watch, também deve ser lançado em setembro com novidades.
A Apple já declarou que outros recursos planejados para o iPadOS 16 e iOS 16 serão incorporados apenas depois dos lançamentos. Entre eles, estão o Live Activities, que permitirá que aplicativos como o Uber fixem o status na tela de bloqueio do iPhone, uma interface CarPlay redesenhada, e o Freeform, um app de quadro branco para iPad.