BENGALURU, Índia (Reuters) – A Apple e a Amazon ganharam juntas ao redor de 175 bilhões de dólares em valor de mercado nesta sexta-feira, depois que seus resultados trimestrais elevaram a confiança dos investidores na capacidade das duas empresas de resistir a uma potencial desaceleração da economia.
Analistas disseram que essas companhias não são completamente imunes a amplos obstáculos econômicos, mas que a queda nos gastos dos consumidores não deve levá-las ao prejuízo, já que são empresas “sempre confiáveis quando se trata de contrariar tendências”.
Por volta de 15h15 (horário de Brasília), as ações da Amazon subiam cerca de 11,9%, para 136,87 dólares cada, depois que a varejista de comércio eletrônico projetou uma receita para o terceiro trimestre acima da esperada pelo mercado.
Já as ações da Apple avançavam 3,5%. A empresa disse que o consumo de iPhones continua forte, apesar da redução de gastos dos consumidores.
“Os resultados são bons o suficiente para dar suporte as ações da Apple, que se saíram muito melhor na atual agitação do mercado, justificando ainda mais o status da empresa de ‘porto seguro’ quando as coisas ficam difíceis”, disse Haris Anwar, analista do Investing.com.
A Amazon, como grande parte do setor de varejo, está se preparando para uma retração nos gastos do consumidor, à medida que as pessoas buscam itens essenciais de preços mais baixos diante de um cenário de dificuldade econômica.
O crescente negócio de nuvem da Amazon, em conjunto com uma elevação da oferta de serviços, deve ajudar a empresa a amortecer o impacto de custos crescentes.
O gerente de portfólio da Kingsview Investment Management, Paul Nolte, no entanto, foi mais cético, diante dos sinais de alguns grandes varejistas, incluindo o Walmart.
“Achamos que o consumidor não é tão forte como é representado pela reação (do mercado) à Amazon”.
(Por Eva Mathews e Aniruddha Ghosh)