XANGAI (Reuters) – O principal órgão de vigilância da internet da China disse nesta sexta-feira que gigantes de tecnologia como Tencent e Alibaba enviaram detalhes de algoritmos usados em alguns de seus produtos, cumprindo uma medida das autoridades para reforçar a supervisão dos algoritmos da plataforma.
As regras fazem parte de uma ampla ofensiva regulatória de Pequim no setor de tecnologia. A mídia estatal acusou as plataformas de internet de usar algoritmos para invadir a privacidade do usuário e influenciar suas escolhas.
A Administração do Ciberespaço da China (CAC) publicou uma lista de 30 algoritmos usados em alguns dos aplicativos mais populares do país, incluindo Taobao, Wechat, Meituan e Douyin, da Bytedance, com breves descrições de seu uso e deu-lhes números de classificação.
Foi a primeira lista publicada desde que a China aprovou em março novas regulamentações para serviços de recomendação de algoritmos e lançou um sistema exigindo que as empresas divulguem que usaram em seus aplicativos.
A lista do CAC diz que o aplicativo Taobao registrou um algoritmo de recomendação que analisa o histórico de visitas e pesquisas de cada usuário para recomendar produtos e serviços, enquanto o Meituan forneceu detalhes do algoritmo usado para estimar prazos de entrega e transporte de aplicativo.
Outras empresas na lista incluem o gigante chinês de buscas online Baidu, a plataforma de vídeos curtos Kuaishou e a rede social Weibo.
(Josh Ye e Brenda Goh)