a isca agora são passagens aéreas de graça


Mais um golpe circulando pelo WhatsApp, que apela a prêmios impressionantes para convencer a vítima. Desta vez, ele promete passagens aéreas da companhia Iberia. Seriam mais de 5 mil tíquetes para viajar de graça pela Europa. Tudo mentira, claro.

A campanha está sendo utilizada por cibercriminosos para instalar vírus nos celulares com sistema Android. A fraude foi detectada pela empresa de segurança digital, ESET, no início de agosto.

A conta oficial da Iberia no Twitter confirmou que recebeu as denúncias sobre o golpe e alertou os clientes. “Qualquer sorteio ou promoção seria feito através de nossos canais oficiais. Já passamos as informações internamente para nossos colegas”, diz a postagem.

Como funciona o golpe?

Ao clicar no link recebido pelo WhatsApp, o usuário é encaminhado para um site falso. Ele tenta enganar as vítimas usando a logomarca, imagens de aeronaves e as cores da Iberia.

Prints de golpe do WhatsApp que promete passagens aéreas da Ibéria 2 - Reprodução - Reprodução

Site falso da Iberia

Imagem: Reprodução

O golpe é exibido com texto em espanhol, mas vale ficar atento aqui no Brasil também para não cair nessa. A pessoa é direcionada para responder a uma pesquisa e depois a realizar um jogo de tentativa e erro.

Ao final, há uma mensagem de que o prêmio foi conquistado. E é nesse momento que o cibercrime se concretiza. A vítima é convidada a compartilhar a promoção com seus contatos para receber os tíquetes.

Essa ação é bem comum para disseminar golpes de forma mais rápida e com maior chance de fazer novas vítimas, já que receber o link de uma pessoa conhecida aumenta a probabilidade de que a pessoa também clique no link.

Depois é exibida na tela do celular uma mensagem para atualizar o aparelho, porque supostamente não estaria funcionando bem. Nesse momento, a pessoa é direcionanda a baixar um aplicativo suspeito para otimizar o aparelho. Segundo comentários na Google Play Store, o app mostra anúncios spam incômodos e contínuos, mesmo quando está desativado.

Prints de golpe do WhatsApp que promete passagens aéreas da Ibéria 3 - Reprodução - Reprodução

Golpe solicita baixar novo app

Imagem: Reprodução

Vale ficar atento porque o golpe muda conforme a área geográfica. Em alguns casos, ao invés de baixar o aplicativo, o usuário é direcionado para um site que indiz a fazer uma assinatura paga.

Como se proteger?

O primeiro passo é sempre desconfiar de promoções que prometem algo muito chamativo, como no caso, 5 mil passagens gratuitas de ida e volta para a Europa.

Os cibercriminosos usam do exagero para fazer vítimas mais facilmente. Fique em alerta mesmo se o link chegar por meio de uma mensagem de uma pessoa conhecida.

Normalmente as campanhas são divulgadas apenas pelas redes sociais ou canais oficiais das companhias – e não em páginas de terceiros, como foi o caso do golpe.

Na dúvida, sempre entre em contato com a empresa pelos canais oficiais para entender sobre supostas promoções antes de clicar em links suspeitos, sejam eles recebidos via e-mail, WhatsApp ou SMS.

Outra dica é manter instalado um antivírus ou anti-malware no celular e computador, já que eles são capazes de barrar possíveis arquivos maliciosos antes que eles se infiltrem no sistema.



Source link

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Sem categoria

Entrevista com Sérgio Buniac, presidente global da Motorola

Tilt: Como vocês têm lidado com as concorrentes chinesas? Chega a ser um problema ou passa longe de ser uma preocupação? SB: Podemos competir com qualquer fabricante de qualquer região. Não é fácil, mas somos competitivos – não custa lembrar que somos chineses também [a chinesa Lenovo é dona da Motorola Mobility]. Sobre ser uma

Sem categoria

5G pode atrasar em até 60 dias em 15 capitais brasileiras

O Grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G propôs, nesta sexta-feira, 12, mais 60 dias de prazo para que a tecnologia comece a rodar em 15 capitais brasileiras, a maioria delas localizada nas regiões Norte e Nordeste. O conselho diretor da Anatel ainda precisará aprovar