Maurício Takeda e Sousa, 34, filho do cartunista Maurício de Sousa, sofreu um golpe ao comprar uma placa de vídeo de R$ 14,5 mil no site da Amazon. No lugar do eletrônico, ele recebeu areia. A história foi compartilhada no começo de julho no TikTok e viralizou na internet. O vídeo já visto 2,6 milhões de vezes.
Infelizmente, golpes como o vivido por Maurício não são incomuns. Outros internautas (famosos e não famosos) já desabafaram sobre o problema nas redes sociais. Relembre a seguir outros cinco casos que viraram notícia.
iPhone 11… e uma caixa vazia
A artista carioca e influenciadora Thais Carla publicou vários vídeos no Instagram em 2020 após comprar um celular pela internet. A dançarina plus size adquiriu um iPhone 11 para fazer seu trabalho, já que seu celular estava gasto.
Porém, no lugar da encomenda, recebeu uma caixa vazia. “Fui pesquisar uma loja super-recomendada, até artistas fizeram coisa com eles. (…) Comprei e até paguei extra para chegar rápido (…) Aí, me chega na sexta (24) à noite, eu toda feliz pego a caixa, abro e não tem telefone nenhum, nem os acessórios. Imagina a minha cara”.
A compra virou… pedras
Em agosto de 2020, a consumidora de Goiânia Mônatha Nogueira comprou um iPhone 11 pela internet. Mas, em vez do telefone celular, recebeu duas pedras. A caixa com o produto da Apple chegou a ser substituída pela da marca Motorola.
O smartphone foi adquirido pelo site das Casas Bahia pelo total de R$ 4.338,90. Segundo a empresa na época, problema ocorreu no caminho entre a central de distribuição da transportadora terceirizada e o destino final.
Ela argumentou que os produtos passam por um raio-x após sua saída para evitar erros, e a entrega é realizada por uma empresa contratada pela revendedora.
As pedras também chegaram na residência de Murilo Benício. O ator havia comprado um relógio Apple Watch series 6 no ano passado. O produto não chegou.
No lugar, recebeu o que ele chamou de uma coletânea de pedras dentro da caixa que “destruiu suas expectativas”.
Vestido de casamento nada parecido com o real
Em abril de 2021, uma internauta chamada Lily viralizou no TikTok ao mostrar o vestido de casamento que comprou pela internet. Ele não parecia nada com o que foi exibido na hora da venda. O vídeo ultrapassou 35 mil visualizações.
Após três meses de espera após a compra, a peça chegou em sua casa visivelmente menos trabalhada, com acabamentos e materiais mais simples. Para piorar, o site usado na compra foi deletado, segundo Lily.
Golpe da “caixa misteriosa”
Em junho deste ano, o assistente contábil Telcio Germano da Silva, 40, comprou no site da Amazon um produto chamado “caixa misteriosa”, que prometia enviar iPhone, videogames, relógios inteligentes ou outros produtos caros por até R$ 200.
As “caixas misteriosas” ou “caixas surpresa” são vendidas em sites de ecommerce no Brasil e sugerem que os produtos são embalados de maneira aleatória. Ou seja, a pessoa que comprar receberá um ou mais produtos. A troca geralmente só é possível em caso de defeito — o que não está de acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor).
No caso do assistente contábil, ao abrir o pacote, três semanas após o pedido, ele descobriu um relógio de aço pintado de dourado com a ilustração de um dragão (que pode ser comprada por R$ 20 em sites chineses, como AliExpress e Shopee). Ele pagou R$ 158 pela peça.