Benefícios do INSS terão nova prova de vida. Desde fevereiro deste ano, estão em vigor novas regras para comprovação de vida de aposentados e pensionistas do INSS. A obrigação de comprovação de vida está suspensa até 31 de dezembro de 2022 e os segurados que não o fizerem não terão o seu benefício suspenso.
A partir de 2023, o INSS verificará as informações para garantir que o titular do benefício tenha realizado uma ação registrada no banco de dados municipal ou que esteja armazenada e gerenciada por órgãos do governo federal. Carteira de vacinação, consulta ao Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de voto eleitoral, emissão de passaporte, RG ou motorista, entre outros.
Somente se não for possível essa comprovação de vida, o beneficiário será informado da necessidade de fazer a comprovação de vida, preferencialmente por meio eletrônico. A responsabilidade pela comprovação da existência recairá sobre o INSS.
Até o final de 2022, o bloqueio de pagamento por falta de comprovação de existência foi suspenso. No entanto, as formas usuais de fazer o processo estão sempre lá. Se o segurado desejar, voluntariamente, poderá fazer a comprovação de vida na rede bancária ou através do site ou aplicativo Meu INSS.
Prova de Vida – A renovação de senhas e prova de vida ocorre anualmente nas instituições financeiras que pagam benefícios. O processo era específico para a apresentação de documento de identidade com foto ou biometria do funcionário nos terminais de autoatendimento e eram feitos anualmente.
Desde 2020, os segurados também poderão fazer comprovação de saúde usando biometria facial. O processo é realizado por meio de reconhecimento facial, utilizando a câmera do celular do cidadão, por meio do aplicativo Meu INSS. O serviço está ativo e pode ser acessado a qualquer momento.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.