Benefícios de se ter um Pet na 3º idade. Animais de estimação são os melhores companheiros para companheirismo e amor. Muitos são tratados como verdadeiros membros da família e formam um vínculo muito forte com seus donos. Além disso, animais de estimação são bons para sua saúde. A relação entre idosos e animais não poderia ser diferente. Em geral, os animais de estimação assumem o papel de companheiros fiéis e ajudam a prevenir e combater doenças.
Muitas vezes, os idosos apresentam limitações físicas ou passam muito tempo sozinhos. Por isso, ter um animal de estimação como companhia pode proporcionar diversos benefícios na vida dessas pessoas. Cães e gatos amam a saúde mental e física e podem até prolongar a vida de quem está envelhecendo.
Pensando nisso, produzimos este conteúdo para apresentar os principais benefícios que esses bichinhos podem proporcionar à vida dos adultos.
Benefícios
Os animais de estimação fazem uma grande diferença na vida social e no envelhecimento ativo das pessoas. Além de ajudar a combater a solidão, esses bichinhos influenciam os adultos a cuidar melhor de sua saúde e praticar exercícios. Abandonar o sedentarismo é ótimo para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Veja os principais benefícios que os animais proporcionam para a vida sénior.
Desenvolvimento emocional
Possuir um cão ou gato melhora os níveis de neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor, apetite e sono. Por isso, dar amor aos animais de estimação reduz significativamente os níveis de ansiedade e promove uma sensação de bem-estar no idoso.
Prevenção de doença
Entre vários benefícios, possuir um animal de estimação ajuda a prevenir doenças como a depressão. Ter um animal de estimação nessa idade tira sentimentos de solidão, necessidade e ansiedade. Além disso, cães, gatos e qualquer outro animal de companhia, como o controle da pressão arterial, frequência cardíaca e mobilidade. Animais de estimação também são bons para a saúde do coração dos idosos.
Possuir um animal de estimação ajuda a diminuir os níveis de colesterol, triglicerídeos e pressão alta. Cuidar de um cão ou gato significa que uma pessoa idosa tem uma rotina diária que proporciona relaxamento e distração. Isso evita o tédio comum, reduz o risco de ataques cardíacos e previne outras doenças cardíacas.
Aumento de status
Sair para passear ou jogar algum tipo de jogo com um animal de estimação melhora o humor dos idosos. Quando movimentamos o corpo, fazemos atividades divertidas, tendemos a aumentar a sensação de bem-estar. Além disso, passear com um cachorro pode melhorar a coordenação motora, afetar a saúde mental e as emoções das pessoas.
Afastamento do estresse
Brincar e cuidar de um animal de estimação ajuda a reduzir o estresse. Acariciar e ter um relacionamento amoroso com um animal aumenta os níveis de serotonina e dopamina no corpo, o que promove o relaxamento. Esse movimento reduz o nível de ansiedade e irritação, proporcionando mais conforto e paz, além de melhorar o humor.
Os idosos que não se lembram bem ou têm comportamento agressivo ou irritável são os que mais se beneficiam desse relacionamento. Esteja ciente de que o animal não está sozinho com um idoso sem supervisão, quando este apresenta algum problema que possa afetar a segurança do animal.
Ajuda para a saúde mental
Ter um animal de estimação sempre tem companhia. As pessoas que moram sozinhas se beneficiam dessa relação porque, com um animal, podem conversar, brincar, passear e socializar.
Animais de estimação preenchem momentos de solidão e necessidade e podem complementar a saúde mental dos idosos. Apenas demonstrando amor todos os dias, os cães ajudam a curar certas doenças, como a depressão.
Mais segurança
Ter um animal em casa, principalmente cães, aumenta a sensação de segurança. Com a mudança de filhos ou a perda de um companheiro, muitos idosos passam a morar sozinhos. Os cães têm o hábito de avisar quando há estranhos na casa com seus latidos, o que aumenta a sensação de estar sendo cuidado.
Além disso, eles têm a capacidade de impedir a entrada de assaltantes e agressores, para preservar a vida e a integridade física de seus donos. Essa sensação de segurança transforma a vida das pessoas na velhice, deixando-as felizes e tranquilas.
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios, seja bem-vindo ao Manual do Idoso.