manualdoidoso.com.br

Atenção idosos! Como investir após os 60 anos?

investir após os 60 anos

Com a inflação cada vez mais alta e o poder de compra dos brasileiros diminuindo cada vez mais, muitos idosos deixam a pergunta de como investir após os 60 anos. É uma dúvida muito interessante, pois quando falamos em investimento é comum focar no retorno a longo prazo. Porém, na terceira idade, pensar apenas no longo prazo já não faz tanto sentido. Precisamos de resultados mais imediatos.

Isso não quer dizer que não se deve investir depois dos 60 anos ou mais. Assim como em qualquer outra fase da vida, nessa idade temos despesas e desejos pessoais que precisam ser levados em consideração, por isso, descuidar das finanças ou deixar o dinheiro parado são decisões que não devem ser levadas em conta. Um levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) mostra que apenas 58% dos brasileiros com mais de 60 anos têm algum tipo de investimento.

Se você está no grupo daqueles que já investem, provavelmente tem uma caderneta de poupança. É o que aponta o mesmo estudo da Anbima. Segundo o levantamento, mais de 90% dos idosos que têm investimentos mantêm suas economias aplicadas na caderneta de poupança. 

Hoje em dia a caderneta de poupança tem uma rentabilidade muito baixa, e deixou de ser considerada um bom investimento, na verdade é um dos piores existentes (isso quando falamos de poupança de grandes bancos, como banco Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal). Por outro lado, ela oferece a segurança que a terceira idade exige, na verdade por muitas vezes uma falsa segurança, por não conhecer outras opções.

Com o avanço da idade, os gastos relacionados à saúde aumentam bastante, como a compra de remédios e consultas médicas, incluindo os convênios que estão cada vez mais caros. Levando em consideração não poder levar tanto em conta o longo prazo, investir depois dos 60 anos exige um pouco mais de cuidado do que quando somos mais jovens.

Idoso, como fazer a escolha do investimento ideal?

Os melhores investimentos para essa fase da vida são os que não oferecem risco, principalmente para as pessoas que não ficam confortáveis com quedas em seu patrimônio, o que pode ser muito comum na renda variável. A renda fixa e títulos públicos são exemplos de aplicações que ajudam a manter patrimônio, protegem da inflação, rendem acima da poupança e tem liquidez, para que o investidor possa sacar o que acumulou quando quiser. Tesouro Selic, poupança de bancos digitais (que rendem 100% do CDI), títulos CDI, LCA e LCI são boas escolhas para essa fase da vida. Todas elas tem o rendimento melhor do que a poupança, mesmo em alguns casos tendo o desconto de imposto.

Com a segurança financeira garantida, quem tiver um perfil mais arrojado pode separar uma pequena parte dos recursos para investimentos em renda variável, como ações na bolsa de valores e fundos imobiliários por exemplo.

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja Mais

Calendário de Pagamentos do INSS para Fevereiro Beneficia Milhões de Brasileiros

Calendário de Pagamentos do INSS para Fevereiro Beneficia Milhões de Brasileiros Data: 30 de janeiro de 2024 O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamentos para o mês de fevereiro, trazendo alívio e planejamento para milhões de beneficiários em todo o Brasil. Com as mudanças anunciadas e a regularidade no pagamento

“Idosos Transformam Amor por Animais em Carreira como Pet Sitters”**

Pet sitters: A Nova Tendência: Idosos Transformam Amor por Animais em Carreira como Pet Sitters “Aposentados Descobrem Uma Maneira Encantadora de Ganhar Dinheiro Extra Cuidando de Animais de Estimação”* **Introdução:** A aposentadoria muitas vezes abre portas para novas oportunidades e experiências. Uma tendência crescente e encantadora que está ganhando destaque é a escolha de idosos