Alimentos ultraprocessados prejudicam a memoria de idosos. Como se não bastassem os já conhecidos efeitos negativos da ingestão de alimentos altamente processados, novas pesquisas mostram que isso pode prejudicar a memória em idosos. As informações são do primeiro estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Segundo os autores, embora os resultados do estudo sejam preliminares e exijam mais pesquisas científicas, já estão emitindo um novo alerta sobre alimentos altamente processados. Para testar o efeito desse tipo de consumo no cérebro, os pesquisadores alimentaram grupos de animais jovens e idosos com uma dieta normal e outros com uma dieta rica em carboidratos refinados, como açúcar e gordura.
Em seguida, os cientistas compararam o desempenho dos grupos em testes comportamentais. O resultado: porcos mais velhos que receberam uma dieta altamente processada tiveram pior desempenho em tarefas que testaram a memória e os níveis de marcadores de inflamação no cérebro”. Esses dados ressaltam a importância do cuidado integrado para atuar na prevenção e prevenção de complicações. .”, acrescentou o especialista.No estudo, os autores também constataram que a suplementação de ômega-3 foi capaz de aliviar alguns dos danos causados pela desnutrição.
“Na verdade, essa substância [ômega-3] é conhecida por ter ação anti-inflamatória e está associada a benefícios psicológicos”, disse Toledo. “Mas o suporte só deve ser prestado sob a orientação de especialistas após a análise de cada caso”, alerta. A nutricionista explica ainda que a ingestão de cápsulas de ômega-3 por si só não é suficiente para cobrir os danos de uma alimentação pouco saudável. Comer bem deve fazer parte de um estilo de vida saudável, e a alimentação não saudável deve ser uma exceção. Alimentos altamente processados são aqueles alimentos que passaram por uma grande revolução industrial e recebem aditivos como corantes, conservantes e temperos que podem alterar a cor, textura, sabor e cheiro. São coisas como pratos prontos, biscoitos, salsichas, refrigerantes, entre muitos outros. Seu uso deve ser mínimo, ou quase inexistente. A maior parte de nossa dieta deve ser baseada em alimentos naturais – aqueles de plantas ou animais não modificados, como frutas, verduras, carnes e ovos – ou minimamente processados.
Se você gosta de ler noticias sobre investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem vindo ao Manual do Idoso.