Os 3 maiores Erros de Quem vai se Aposentar
Algumas crenças de aposentadoria podem prejudicá-lo muito na aposentadoria.
Então, reuni os 3 maiores erros que as pessoas que se preparam para a aposentadoria cometem todos os dias.
Erro nº 1: Contribuir mais nos meses antes da aposentadoria
Esse é um dos maiores erros que as pessoas cometem, pensar que pagar mais INSS antes da aposentadoria sempre significa uma aposentadoria melhor.
Sempre falo com pessoas que se decepcionaram com a aposentadoria porque acharam que os últimos meses pagando um valor muito alto garantiriam uma aposentadoria muito maior.
As pessoas acreditam que era verdade até 1998!
Naquela época, o valor da pensão levava em conta apenas os últimos 36 salários antes da aposentadoria, mas hoje não é mais calculado.
Hoje, o valor da aposentadoria, antes da reforma da previdência, leva em conta 80% dos melhores salários de julho de 1994 até o mês anterior à aposentadoria.
A partir de agora, após a reforma, o cálculo do valor da aposentadoria para quem não pôde se aposentar antes da vigência da nova lei previdenciária ou passou a contribuir após ela, levará em consideração a média de todos os seus salários, desde julho de 1994 ou quando você começou a contribuir.
Portanto, contribuir com um valor maior por alguns meses pode não fazer diferença.
Isso só lhe trará perda de dinheiro sem nenhum benefício.
Erro 2: Ignorar a acessibilidade especial ou rural
As pessoas pensam que já não é importante comprovar um período de atividade especial ou rural na hora de completar o período de aposentadoria contributiva.
Muito cuidadoso! Estes períodos podem ter um grande impacto no valor da sua pensão.
3º erro: Pendências no INSS
É normal pensar que as pendências com o INSS só podem ser resolvidas na hora da aposentadoria.
Mal! Na verdade ruim…
Ter todo o seu dinheiro resolvido quando você está prestes a se aposentar pode atrasar sua aposentadoria em mais de 3 anos!
Sem falar no alto risco de conseguir uma vantagem injusta com pouco valor.
O ideal é buscar o quanto antes um documento chamado CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) em qualquer agência do INSS ou no site Meu INSS e verificar se há pendências em seus períodos de contribuição.
Procure resolver as pendências, reconheça a atividade rural e a atividade especial anos antes da aposentadoria e tenha uma aposentadoria tranquila.
Conclusão
Com a imensidão das leis da Previdência Social, as mudanças legislativas e a complexidade dos cálculos previdenciários, você não pode deixar nada ao acaso.
Comece a pensar na sua aposentadoria anos antes de se aposentar e não pague INSS sem antes analisar o melhor cenário para você, ok?
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.