Acupuntura na terceira idade: quais os benefícios
O envelhecimento tornou-se mais comum nos últimos anos. Segundo o IBGE, a população com mais de 60 anos já passa de 20,5 milhões. E com esse envelhecimento tem um aumento de doenças nessa faixa etária, né? Não é assim! A acupuntura pode aumentar muito o bem-estar na velhice.
Se você chegou aos 60 anos, está se aproximando dos 60, já passou dessa fase ou conhece alguém nesses estados, leia este texto para saber que com a acupuntura é possível minimizar o efeito da idade, seja nas patologias, aparência e até disposição . .
A velhice tem características próprias que se desenvolvem no indivíduo de acordo com os efeitos a longo prazo de fatores como: poluição ambiental, estresse, alimentação desordenada durante a vida, uso prolongado de drogas e outras doenças existentes.
Além disso, o corpo de pessoas mais velhas não tem a mesma capacidade regenerativa e a adaptação demora mais do que alguém mais jovem. Algumas doenças afetam mais facilmente pessoas com mais de 60 anos.
Mas você deve pensar que escrevemos basicamente o óbvio até agora, certo?
Agora começa a parte boa. Entender como a acupuntura pode ajudar nas dificuldades que a velhice pode trazer para as pessoas.
Acupuntura na terceira idade
A Medicina Tradicional Chinesa afirma que o envelhecimento faz parte do ciclo natural da vida, e características energéticas como tristeza, apatia, pensamentos e comportamentos obsessivos (teimosia) podem ser reflexo do cansaço do organismo.
No entanto, se forem aceitos e tratados corretamente, podem interferir minimamente na qualidade de vida. Para tanto, recomenda-se atenção especial aos órgãos e vísceras (Zang Fu) mais acometidos, a fim de melhorar a qualidade de vida dessa faixa etária.
A Acupuntura na velhice funciona como uma ferramenta auxiliar para a longevidade e rejuvenescimento (dentro das possibilidades de cada organismo). A acupuntura na velhice também funciona para alívio da dor e como anti-inflamatório.
Atua a nível energético e alivia as dores crónicas, muito comuns na velhice. Além disso, auxilia na redução de doses excessivas de diversos medicamentos, pois é capaz de diminuir dores, inflamações e melhorar o bem-estar.
Além disso, a acupuntura reduz a gravidade das dores nas articulações, melhora as habilidades motoras, pode prevenir a atrofia muscular, reduz o estresse, fortalece a imunidade, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes e contribui para a longevidade.
Problemas da velhice e acupuntura
Veja agora quais são as principais doenças e seus sintomas que a acupuntura é capaz de tratar quando o indivíduo atinge a velhice.
Dor
A dor articular e muscular é comum na velhice, muitas vezes causada por osteoartrite, neuropatias periféricas, dor tumoral, doença isquêmica do coração, dor isquêmica na doença vascular periférica e cãibras, especialmente nas pernas.
Através da acupuntura, além de melhorar a capacidade funcional, sono, humor e socialização do paciente, a energia do corpo pode ser equilibrada e a dor pode ser reduzida.
tratamento de derrame
O AVC é uma causa comum de incapacidade na velhice. Os derrames podem ser hemorrágicos ou resultar da redução do fluxo sanguíneo (isquemia).
A acupuntura é muito importante para reduzir a paresia, mas depende muito de onde ocorreu e do efeito do AVC.
A acupuntura pode ajudar muito na qualidade de vida de pacientes com AVC agudo e crônico, especialmente quando combinada com fisioterapia.
Depressão
A depressão é uma doença muito comum na velhice, e psicoterapia e medicamentos geralmente são usados para tratá-la.
A Acupunctura é uma excelente fonte de terapia para a depressão e/ou ansiedade na velhice e pode ou não ser combinada com o tratamento mencionado no parágrafo anterior, dependendo do conselho médico.
Sua capacidade de reorganizar os meridianos auxilia na produção do hormônio do humor – a serotonina, e a acupuntura pode, assim, reduzir ou evitar o uso de medicamentos em casos leves e, posteriormente, retardar as complicações causadas por esses medicamentos.
Nos casos mais graves, a acupuntura pode encurtar o tempo necessário para tomar antidepressivos, que levam de duas a quatro semanas para aliviar a depressão.
Doenças do sistema respiratório
Com o advento da velhice, a capacidade do sistema respiratório também diminui, o que facilita o surgimento de doenças como asma e bronquite crônica.
O poder anti-inflamatório da acupuntura beneficia os asmáticos porque a técnica oxigena o sangue e pode reduzir o número e a intensidade dos ataques.
Os principais benefícios da acupuntura para o idoso:
Equilíbrio corporal
As patologias, muito comuns na velhice, podem facilitar a energia que ajuda o corpo a fluir com saúde, desequilibrar-se e causar sofrimento e desconforto ao paciente.
A Acupuntura trabalha não só para eliminar doenças, mas também para reequilibrar a energia do paciente na velhice e assim para uma maior saúde e bem-estar.
Livre-se dos efeitos colaterais e medicamentos!
Os pacientes de acupuntura estão livres de efeitos colaterais que não ocorrem com o tratamento medicamentoso. No entanto, é importante dizer que os medicamentos indicados pelo médico devem ser mantidos durante o tratamento.
Apenas um médico pode suspendê-los. No entanto, você pode contar com eles para diminuir à medida que os efeitos benéficos da acupuntura começam a se manifestar no corpo.
Agora que você já conhece os benefícios que a acupuntura pode trazer para pessoas com mais de 60 anos, que tal agendar um horário para seus pais ou aquela tia querida que mora com você?
Se você gosta de ler noticias de investimentos, dicas de economia e benefícios seja bem-vindo ao Manual do Idoso.